Transmissão Moto-serra
8 de abril de 2010
A ligação da Moto-serra com a caixa de engrenagens se dava por uma correia, como se pode ver nas primeiras postagens. Mas refleti muito sobre isso e vi que não estava legal.
Embora eu tivesse as polias, eu teria que ficar regulando e esticando a correia, o que sempre é chato, pois nunca as correias padrão se encaixam perfeitamente no seu sistema. Outro complicador é que ao esticar a correia o motor torce. Isso porque ele fica sobre coxins de borracha (amortecedores) e como os coxins são deformáveis, eles ajudavam a deixar a correia frouxa.
Agora junte a isso um carrinho que vai cair na terra e lama, a correia não iria trabalhar bem suja e molhada.
Vamos voltar agora as Motos de trilha, aos Quadriciclos, todos têm transmissão por corrente, que mesmo contaminada com terra e barro não dará nenhum problema.
Este fator começou a pesar muito na minha cabeça. Somado a praticidade de se emendar os elos de corrente e ter a corrente do tamanho que você quer. Assim, depois de conferir alguns catálogos e bibliotecas sobre o assunto resolvi migrar para uma transmissão por corrente.
Escolhi usar o padrão ASA-35.
O pinhão possui 14 dentes, pois é um limitante do motor. Menos que isso o sistema ficaria com um cubo muito estreito para a usinagem do encaixe do eixo do motor.
A engrenagem de corrente movida possui 24 dentes, não é maior, pois isso iria atrapalhar o sistema de amortecimento das rodas de traz e também poderia chegar próximo do chão.
Comprei todas as peças no site da Telmac:
- Engrenagem de corrente 24 dentes ASA-35
- Engrenagem de corrente 14 dentes ASA-35
- 2 Emendas de corrente ASA-35
- 1 Metro de corrente ASA-35
Não era preciso ter duas emendas, uma já é suficiente. Mas vai que quebra, melhor prevenir.
Grande abraço
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