Transmissão Moto-serra

8 de abril de 2010

A ligação da Moto-serra com a caixa de engrenagens se dava por uma correia, como se pode ver nas primeiras postagens. Mas refleti muito sobre isso e vi que não estava legal.
Embora eu tivesse as polias, eu teria que ficar regulando e esticando a correia, o que sempre é chato, pois nunca as correias padrão se encaixam perfeitamente no seu sistema. Outro complicador é que ao esticar a correia o motor torce. Isso porque ele fica sobre coxins de borracha (amortecedores) e como os coxins são deformáveis, eles ajudavam a deixar a correia frouxa.
Agora junte a isso um carrinho que vai cair na terra e lama, a correia não iria trabalhar bem suja e molhada.
Vamos voltar agora as Motos de trilha, aos Quadriciclos, todos têm transmissão por corrente, que mesmo contaminada com terra e barro não dará nenhum problema.
Este fator começou a pesar muito na minha cabeça. Somado a praticidade de se emendar os elos de corrente e ter a corrente do tamanho que você quer. Assim, depois de conferir alguns catálogos e bibliotecas sobre o assunto resolvi migrar para uma transmissão por corrente.
Escolhi usar o padrão ASA-35.
O pinhão possui 14 dentes, pois é um limitante do motor. Menos que isso o sistema ficaria com um cubo muito estreito para a usinagem do encaixe do eixo do motor.
A engrenagem de corrente movida possui 24 dentes, não é maior, pois isso iria atrapalhar o sistema de amortecimento das rodas de traz e também poderia chegar próximo do chão.
Comprei todas as peças no site da Telmac:
  •  Engrenagem de corrente 24 dentes ASA-35
  •  Engrenagem de corrente 14 dentes ASA-35
  •  2 Emendas de corrente ASA-35
  •  1 Metro de corrente ASA-35
Não era preciso ter duas emendas, uma já é suficiente. Mas vai que quebra, melhor prevenir.
Grande abraço

0 comentários:

Sobre a Oficina

A Oficina foi especialmente criada para servir como canal de divulgação e incentivo a projetos "DIY". (Faça você mesmo!)
Aqui será registrado o andar de alguns trabalhos meus, espero que sejam úteis e possam instigar outras pessoas a também iniciar seus próprios projetos. Entretanto, ocasionalmente pode aparecer alguma coisa estranha aqui, fora do tema. Um devaneio ocasional...
Enfim... Nada mais normal

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008 EdiTed aNd MoDiFIed by Wurs

Back to TOP