Sistema de amortecimento: Parte 1
21 de abril de 2010
Chassi pronto, agora é só colocar os amortecedores e pronto! Certo?
Antes fosse assim, na verdade o sistema de amortecedores teve que correr em paralelo com o chassi para que casa-se perfeitamente. Porém, qual amortecedor usar, ou melhor, existe da forma que quero? Muito possivelmente não!
Antes fosse assim, na verdade o sistema de amortecedores teve que correr em paralelo com o chassi para que casa-se perfeitamente. Porém, qual amortecedor usar, ou melhor, existe da forma que quero? Muito possivelmente não!
Comecei como a maioria. Olhei para os amortecedores de outros carrinhos de controle remoto, mas todos estes amortecedores de 1/8 ou 1/10 de escala são muito macios e pequenos, pelas minhas contas eu teria que colocar uns 5 por roda e mesmo assim não sei se ficaria legal, pois o curso deles é curto. Encontrei alguns amortecedores de um Buggy 1/5 de escala que era em sua maioria de plástico, o que fez com que os amortecedores fossem fracos também (para o meu uso, claro!), embora o curso fosse bom. Deste eu teria que colocar no mínimo 2 por roda. Mas como o par destes amortecedores especiais era uma facada, desisti. Comprar 4 pares saia fora do meu orçamento, e eu corria o risco de ser pouco e ainda ter que compra mais 2 pares (3 por roda). Não! Não compensa!
Então começou o desafio de adaptar algo existente para esta função, comecei com os amortecedores de “Porta Malas”, aqueles amortecedores a gás. Porém, não estava fácil adaptar, primeiro porque eles são enormes, até mesmo para este carrinho que já é grande. Outro fator é que como funcionam a gás, trabalham pressurizados e por este mesmo motivo são bem duros (falo de um novo, não um velho e gasto cujo gás já escapou metade). Tentei usar os conceitos de alavanca para posicioná-los bem próximos das dobras e assim aproveitar esta rigidez. Mesmo assim estava complicado colocar dentro do carrinho, eles tem uma haste muito longa e ficam enormes. Cheguei a encontrar outro modelo menor, mas era mais duro ainda, e como era especial de um único modelo de carro, ele era caro, assim, abandonei os amortecedores de “Porta malas”.
Passei para os amortecedores de Bicicletas, estes sim eram muito bacanas, embora 10 vezes mais duros. Tudo bem, aproveito só o amortecedor a óleo que fica no centro da mola.
O que??? Amortecedor a óleo?
– É ! Aquele cilindro no centro!
– Não é um amortecedor a óleo?
Hahahaha, Doce ilusão! Isso não existe nestes amortecedores Xing-Ling de R$16,00 do Mercado livre ou da lojinha de bike da esquina, o máximo que você vai encontrar é um eixo de alumínio correndo em uma Bucha de Polipropileno (que é barato). E isso só serve de guia para a mola de aço. Logo, é uma grande furada (barato mas inútil)!
Claro que existem amortecedores com óleo, nitrogênio pressurizado, borracha de PU e plutônio, mas são muito caros(pois são bons), fora que continuariam sendo muito duros.
Assim encarei a dura realidade de ter de fabricar meus próprios amortecedores.
5 comentários:
Ta cruel ver isso parecer um cabrito! hehe
Amortecedores de fato não são baratos!
O que posso sugerir é um de bike a ar com ajuste de retorno a óleo.
Pensando em algo "barato"... http://www.dealextreme.com/p/epicon-200mm-mountain-bike-bicycle-air-suspension-rear-shock-absorber-black-silver-66993
ta uma fração do preço do que tem na minha bike, pena que tu precisa de 4! Mas fica a dica...
Amigo, bom dia!
Estive lendo seu blog e gostaria de informá-lo que estou tendo o mesmo problema pra achar um amortecedor para intalar no meu skate elétrico 800w. Queria saber se já encontrou algum amortecedor pequeno e que fosse à gas ou óleo?
Muito obrigado.
Roberto
Amigo,
Quanto você calcula mais ou menos a extensão total do curso deste amortecedor?
E se você sabe onde tem os clevis dele?
Muito obrigado!
Olá Roberto.
No fim, acabei por comprar um amortecedor comum de bike, daqueles Xingling e adaptei uma outra mola, você encontra todos os dados nestas postagens:
http://oficinadowurs.blogspot.com/search/label/Amortecedor
Abraço
Wurs
Amigo!
Parabém pelo seu Bug, incrível projeto!
Também me chamam de Prof. Pardal às vezes, veja meus projetos:
Clique em continue reading para ver todas as fotos de cada projeto.
http://www.rcgroups.com/forums/member.php?u=308426
Em relação aos amortecedores do meu skate 8000W
http://www.dropboards.com.br/produtos/equipamentos/sk8-tronik-800w.html
vou ficar mesmo com os compression gas springs já que vou manter as molas originais do skate e não tem espaço para amortecedores a não ser que eu modifique muito o truck original. Solicitei um orçamento da fábrica de um modelo pré-fabricado de 147 mm de comprimento na extensão máxima e 60mm de curso de pistão para cerca de 200N de força, que é um pouco menos do que me sobra da mola original para a suspensão não ficar muito mole comigo em cima (75Kg) e em alta velocidade (45Km/h) rsrs
Eles também fazem sob encomenda na medida e na força em N a ser aplicada no pistão.
http://www.acecontrols.com/
Grande abraço!
Roberto
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