Vedações de óleo
14 de abril de 2010
Depois de falar sobre como o óleo chegaria a todas as peças da caixa de marchas, chegamos ao problema inverso. Onde ele não pode ir!
Todos os furos da caixa são pontos de vazamento de óleo e devem ser vedados. O maior problema é quando passamos um eixo pela carcaça, nestes casos é necessário um método de vedação mais eficiente.
Vou dar como exemplo os dois mancais do eixo principal.
Este é o mancal que suporta a entrada de óleo no eixo da CG 125, como falado na postagem anterior, por este mancal será inserido o óleo que irá lubrificar o rolamento e também entrar no furo do eixo. Este mancal possui um canal ao seu redor onde será inserido um cordão de borracha que realizará a vedação. Estes cordões são comprados por metro, e você corta e emenda de acordo com o item a ser vedado.
Este é o mancal que suporta a ponta do eixo da CG 125 que recebe a transmissão da moto-serra. Como o mancal anterior ele possui um canal para alojar a vedação com a parede, mas como neste caso o eixo passa para fora do mancal existe um Oring de borracha que faz o papel de elemento de vedação, ele também fica alojado em um canal e não tem emenda, assim pode suportar o giro do eixo sem se romper.
Este é o mancal que suporta a ponta do eixo da CG 125 que recebe a transmissão da moto-serra. Como o mancal anterior ele possui um canal para alojar a vedação com a parede, mas como neste caso o eixo passa para fora do mancal existe um Oring de borracha que faz o papel de elemento de vedação, ele também fica alojado em um canal e não tem emenda, assim pode suportar o giro do eixo sem se romper.
Neste caso do eixo passante seria mais recomendado usar um retentor. Mas resolvi simplificar e optei pelo Oring mesmo.
Afinal este não é um componente crítico, e o Oring deve suportar por um bom tempo.
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