Os Eixos Chegaram!
18 de setembro de 2010
Quarta feira passei na CINIT para pegar os eixos e o pinhão, entretanto nem tudo estava pronto e acabei ficando lá mais de uma hora e meia acompanhando o trabalho do João Paulo. Enquanto o trabalho corria ganhei do Luizinho duas válvulas velhas, descobri que alguns motores tem esta peça com a haste medindo 6mm de diâmetro, e seria uma ótima opção para os pinos que eu teria que usinar, principalmente por já estar temperado e pronto, só cortar. Por fim um eixo da roda da frente foi morto durante o trabalho... acontece! Sendo assim tive que voltar outro dia para pega-lo.
Finalmente todas as peças da caixa de marchas estão aqui, agora é só montar.
Epa! Era...
Claro que nada montou. Poucos centésimos de milímetro (ou décimos no pior caso) já são suficientes para que os rolamentos não entrem nos eixos, e é claro que para meu azar TODOS os eixos estão acima da medida. Nenhum veio na tolerância, pelo menos não veio abaixo, o que seria pior!
Logo, já visualizo um futuro repleto de muitas horas de lixa e lima pela frente...
Até lá!
4 comentários:
Encaixa os eixos na furadeira mesmo, pede pra alguém segurar um pedaço de lixa e manda ver, fica bem mais preciso que na lima.
Isso é fácil quando vc tem eixos de metal vagabundo! Pega um 1045 e brinca de lixar. O cara vai segurar a lixa a vida toda! Ou a dele ou a da Lixa! :p
Vida é pra ser gasta, ora essa. Se forem centésimos, dá pra tirar sim, coloca numa superfície mais dura a lixa, o caboclo ainda segurando a lixa e você uerrghhh na furadeira.
Carlos, você tá ensinando o padre a rezar missa! Hehehe. Sou velhaco nesta arte já filhote! E tem meios melhores de lixar isso do que com uma furadeira sem apoio nenhum. Como o aço é duro, se não tiver uma fixação rígida para a peça, não vai acaba nunca. E tem que ser lixa especial para aço, ou também não tira nada, pois é aço de carbono mais elevado. Lixa simples só faz cócegas nele.
Mas fique tranquilo, o plano já está armado! E envolverá uma ferramenta adequada ao processo: Um Torno.
Abração
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