Colocando Rolamentos nos mancais

16 de setembro de 2010

Nesta Terça Feira consegui vagar um tempo e dar um pulo no Laboratório de materiais da Faculdade. O motivo era simples, usar a prensa de corpos de prova! HEhehhe. Pois é, esta é a única que sei que funciona na faculdade. Assim, rumei para lá com os Rolamentos e os mancais. Com um pouco de conversa consegui usar a prensa.

Esta é uma prensa simples, manual. Mas para colocar os rolamentos dentro dos respectivos mancais dava e sobrava.

Como já havia usado rolamentos da família 6000, já tinha na sala da equipe alguns retalhos de ferro usinados no tamanho do colar externo do rolamento. Estes tarugos servem para apoiar o rolamento durante sua descida sem que force o centro, o que deformaria as esferas.
Rolamentos apostos é hora do Show!
O trabalho é simples e leva poucos minutos, basta apoiar o rolamento no seu respectivo furo, montar o apoio do colar externo e mandar Pressão!!
Quando o rolamento chegar ao fundo, ou quando você observar que a pressão do óleo no manômetro estiver subindo, é resultado que chegou ao fim.
Simples e rápido.
Mas se fosse na mão... o trabalho era outro. Fora que sempre se pode estragar um rolamento por bater errado nele.
Depois de alguns minutos, família completa!
Até mais.

2 comentários:

Carlos 16 de setembro de 2010 às 21:30  

E não é que o patinho feio se destaca no meio da multidão, hehehe.
Qual o próximo passo agora?

Wurs 17 de setembro de 2010 às 08:43  

Patinho feio? :p HEhehe já tá Beudo a esta hora filho?

Sobre a Oficina

A Oficina foi especialmente criada para servir como canal de divulgação e incentivo a projetos "DIY". (Faça você mesmo!)
Aqui será registrado o andar de alguns trabalhos meus, espero que sejam úteis e possam instigar outras pessoas a também iniciar seus próprios projetos. Entretanto, ocasionalmente pode aparecer alguma coisa estranha aqui, fora do tema. Um devaneio ocasional...
Enfim... Nada mais normal

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008 EdiTed aNd MoDiFIed by Wurs

Back to TOP