Convertendo amortecedores de Bike para o projeto

31 de agosto de 2011

Quando comecei a detalhar o projeto do amortecedor vi como seria uma peça chata de fazer, cheia de roscas e detalhes. De início, fechei um desenho básico apenas para dar continuidade ao projeto. Com a falta de tempo, o desenho dela foi ficando na gaveta até que chegou no limite. Tentei ainda encontrar algo pronto, mas estava desistindo e teria que fabricar mesmo.
Foi quando durante uma conversa vi que se eu comprasse um amortecedor de bicicleta e aproveitasse só o corpo dele, sairia muito mais barato do que fabricar qualquer peça do amortecedor do zero.
Assim, fui novamente à caça de amortecedores baratos e encontrei algumas medidas diferentes:
Para teste, pegue dois de 160mm (o menor que achei) e um de 170mm(teste).
Desmontei eles sem surpresa, nada de amortecedor a óleo, apenas uma mola super dura e uma bucha de plástico com um pino guia.
Entretanto por hora já está ótimo, vou substituir a mola por uma mais macia e montar o “amortecedor” assim mesmo no carrinho. Depois, com tempo, será fácil modificá-lo e desenvolver o embolo e vedação para usar óleo.
Mas isso é futuro, por hora molas simples já ajudam.
Detalhe interno, exatamente o que queria: rosca interna e uma câmara bem grande.
Substituindo as molas.
Eles ficaram ótimos com as molas novas. Pena que o modelo de 170mm é grande demais para usar na traseira. O que melhor se adaptou lá foi o de 160mm. Ficou perfeito.
Um problema, pois se o menor serviu atrás, significa que ele ficará grande demais para ser usado na frente, já que o tamanho da frente é menor.
Pelo visto vai ter que rolar uma adaptação técnica (gambis!) para que fiquem na frente.
Até a próxima.
Wurs

9 comentários:

Flávio 7 de fevereiro de 2012 19:46  

Bom dia, ví que vc pensou em usar um amortecedor de tampa de porta malas de carro e desistiu mas é possível e bem fácil de fazer...Eu fiz um com 170 entre pontas e 55 mm de curso... é só abrir o amortecedor, cortar no tamanho desejado e depois fazer a traseira dele.

Flávio 7 de fevereiro de 2012 19:50  

O próprio amortecedor tem o êmbolo com válvulas, coloquei óleo de direção hidráulica e ficou show. Eu também estou fazendo uma gaiola RC, escala 1:5, vai ser uma "réplica" da gaiola AP 1.6 que tenho.

Wurs 7 de fevereiro de 2012 21:43  

Olá Flávio.
Muito bom saber, obrigado pela dica.
Porém gostaria de saber se tem fotos da montagem final pra tirar algumas dúvidas e do seu RC (mesmo que parcialmente pronto).
Caso tenha um Blog ou site de fotos, poste aqui para divulgar. Se não tiver material on-line, me envie uma foto pelo menos do amortecedor: oficinadowurs@
gmail.com

paulo 7 de fevereiro de 2012 21:44  

ola onde axo essas molas?

paulolondres@hotmail.com

Rodolfo SAQUET barros 9 de maio de 2012 22:17  

como se desmonta ?

Williampp 26 de junho de 2013 18:53  

Flavio poderia passar as medidas dessa mola e onde encontrou?

Gabriel ferreira vargas 26 de março de 2015 10:56  

Car

Gabriel ferreira vargas 26 de março de 2015 10:57  

Cara q mo molas são. Essas de q e da onde

Gerson Feltrin 14 de dezembro de 2016 18:57  

Onde posso comprar umas molas para substituir?

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