Soldando os Braços da suspensão traseira.
19 de março de 2011
Primeiro Dia:
Olhando as peças depois de pronto até parece fácil, mas soldar estes braços e mantê-los alinhados dá um enorme trabalho. Para facilitar a solda desenvolvi um “molde” feito de sucatas metálicas variadas, alguns parafusos e um alicate de pressão.
Os tubos base tocam em alguns “fins de curso” e garantem as medidas mínimas. Já os tubos transversais, tive que cortar as pontas em ângulo e depois esmerilhar até formar as depressões para encaixar nos tubos base. E vai paciência nesta tarefa...
Assim que o conjunto estava todo pronto, vamos a solda propriamente dita.
Normalmente apenas “ponteio” de solda os tubos na fôrma, depois retiro e prendo em uma morsa grande e lá termino a solda. Tem mais espaço e é mais fácil alcançar pontos cegos, o que no molde é bem mais difícil.
Braços inferiores prontos.
Não parece, mas fazer o molde e acertar os tubos e soldar estes dois braços me tomou esta noite toda. O braço superior é diferente e necessitará de mudanças no molde, logo fica pra outro dia.
Segundo Dia:
Primeiramente já cheguei e acertei a fôrma do braço superior, depois serrei os triângulos de reforço, acertei todos os tubos (e dá-lhe esmeril) e pronto, já temos o suficiente pra hoje.
Peças alinhadas no molde
Algum tempo de solda e briga (pra nada sair do lugar) e temos o resultado do dia (ou da noite!hehehe).
No dia seguinte reuni todas as peças para ter uma noção geral do conjunto. Pena ainda não ter como soldar a parte traseira do chassi, ou este sistema já poderia ser todo montado.
Sistema traseiro de suspensão
Grande Abraço a todos os Leitores do Blog e até a próxima.
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