Resolvendo Problemas Antigos.

10 de junho de 2020

Depois de alguns anos de uso da máquina, um ou outro problema foram aparecendo.
E um deles cada vez se tornou mais crítico:
- Ela não incrementava a centena!

Se você pegar alvos e letras de 100 pontos! Sim, ela incrementa e consegue subir para 200, até 1000.
Mas, se atingisse os pontos de 1, 10 ou 50... não conseguiria subir nunca para 100. Ao chegar a 99, viraria 00 novamente, sem subir os pontos para a terceira casa decimal.

Chato? 
Claro! Ainda mais quando alguns amigos estão competindo por quem faz o maior Score.

Eu havia brigado com isso sem encontrar o erro no passado. E olha que procurei bastante, mas nada parecia fora do lugar. Então acabou ficando este erro...
Porém, anos depois a máquina começou a apresentar uma falha de partida. Que se tornou recorrente, juntamente a um problema ocasional em retornar a bolinha durante o jogo.

Chegou o momento que uma atitude deveria ser tomada, assim, desmontei a máquina, carreguei ela no meu carro e trouxe para meu apartamento em São Paulo.

Chegando em casa, não foi fácil subir o elevador com este móvel enorme. Ela é MUITO pesada... Ao menos o Lightbox é levinho.  Remontei ela na sala e nos finais de semana comecei a tentar debugar estes erros exóticos.

Depois de alguns dias de tentativas, vi que não havia jeito a não ser tirar toda a eletrônica para fora, e montar ela remotamente sobre uma mesa para poder acompanhar os erros conforme um jogo rodava.

E aqui está o caos completo!
Manual na mão, e vamos colocar muitas horas de acompanhamento de fios e relés. Por fim, descobri que um desgaste mecânico no disco de programa havia desengrenado algumas funções. Que com os topos e vales dos discos fora de posição fizeram com que alguns sistemas não fechassem ou não atuassem no ponto certo, perdendo cadência.
Pra quem não sabe do que estou falando, é esta unidade aqui: 

Como resolver? 
Bem, como é impossível reverter o desgaste, eu simplesmente acertei o ponto de abertura de todas as chaves para as novas posições correspondentes dos discos. Ajustando com isso também as pressões de mola, já que haviam ficado fracas em alguns andares.

O Resultado foi surpreendente.
Pois não só resolveu o problema de partida do jogo, que eu estava querendo arrumar, como também os efeitos de luzes do topo da máquina. Que também são controlados por esta unidade.

E a Centena que não incrementa? Resolveu?
Bem... NÃO! 
É senhores... não foi desta vez.... mas estamos no caminho.

Nesta, seguir o diagrama da máquina ajudou muito..
Depois de diversos testes me restringi a unidade de contagem de pontos do Painel. Tudo apontava para lá... e não é que ao acaso descubro que uma das lâminas de contato de um relé da dezena estava carbonizada e não dando contato. Visualmente parecia que encostava e estava certo, mas ao checar eletricamente, não havia passagem de corrente. E ao completar o ciclo não subia a contagem para o próximo contador da centena.
Desmontei a unidade da dezena e as lâminas de contato, troquei o rebite que estava ruim e Maaaaagicamente.... toda a contagem roda 100%.


Vale falar que esta contagem nunca rodou legal completamente. Sempre engasgava neste ponto e eu não conseguia resolvê-lo. 
Acho que agora é a primeira vez que o Pinball está totalmente funcional.

Antes tarde do que nunca! :D

Abraços

Wurs

1 comentários:

Leo Sigma 14 de junho de 2020 às 06:35  

CARINHA!!! ESSA MÁQUINA EH MUUUUUUUUITO FODA!!! QUE OBRA DE ARTE E QUE BARULHINHO MANEIRO CONTANDO OS PONTOS! HAHAHA PARABENS PELO PROJETO DE REFORMA! :D

Sobre a Oficina

A Oficina foi especialmente criada para servir como canal de divulgação e incentivo a projetos "DIY". (Faça você mesmo!)
Aqui será registrado o andar de alguns trabalhos meus, espero que sejam úteis e possam instigar outras pessoas a também iniciar seus próprios projetos. Entretanto, ocasionalmente pode aparecer alguma coisa estranha aqui, fora do tema. Um devaneio ocasional...
Enfim... Nada mais normal

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008 EdiTed aNd MoDiFIed by Wurs

Back to TOP