Limpando Memória mecânica de 13 bits.

20 de dezembro de 2012

Memória mecânica de 13 bits.
Esta máquina possui um ítem muito curioso, uma memória feita por chaves e bobinas. São 13 conjuntos de bobinas e chaves, uma por letra para formar “Flying Carpet” mais uma que arma com a sequência completa. Cada bobina, ao ser acionada, move um conjunto de chaves elétricas para uma nova posição. Algumas ligam luzes e relés e outras armam/desarmam sistemas, fazendo a lógica da máquina. Como são 13 bobinas com opção de Ligado/Desligado, podemos falar que esta é uma memória de 13 bits.
É engraçado ver que um jogo como este possui uma memória tão pequena, e ao mesmo tempo tão complexa.
Pela foto acima é possível ver o estado de poeira que a mesma se encontra, tem até teia de aranha.
Todo o mecanismo é montado por encaixe e pressão de molas, desmonta-lo é o único modo de limpar.
Detalhe da sujeira interna.
O mesmo banco de bobinas agora limpo.
Chapas metálicas e mecanismos lavados. Nesta descubro que as chapas acionadas pelas bobinas são niqueladas, antes de limpar nem era possível notar isso.
Início da remontagem da memória, ainda sem as molas.
Sistema tomando forma novamente.
Banco de memória completamente limpo e restaurado, ainda sem o arco que “arma” o mecanismo “zerando” a memória. Faltam também duas grandes bobinas de acionamento para o arco. Mas isso fica pra depois da pintura.

Grande Abraço

Wurs

0 comentários:

Sobre a Oficina

A Oficina foi especialmente criada para servir como canal de divulgação e incentivo a projetos "DIY". (Faça você mesmo!)
Aqui será registrado o andar de alguns trabalhos meus, espero que sejam úteis e possam instigar outras pessoas a também iniciar seus próprios projetos. Entretanto, ocasionalmente pode aparecer alguma coisa estranha aqui, fora do tema. Um devaneio ocasional...
Enfim... Nada mais normal

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008 EdiTed aNd MoDiFIed by Wurs

Back to TOP