Lavando e Montando o Motor MS380

18 de junho de 2011

Finalmente estou montando este motor, depois de mais de 2 anos parado e desmontado. Joguei todas as peças sobre a mesa para já dar uma geral em tudo. Consegui um pouco de uma gasolina velha, e comecei a limpeza pela peça mais frágil (enquanto a gasolina ainda está minimamente limpa), o carburador.
Quando abri o carburador, vi como ele estava sujo por dentro. Totalmente cheio de um tipo de areia laranja, parece um pouco o material do feltro do filtro de gasolina que usávamos. Mas muito estranho, poderia ser qualquer coisa. Assim, escova na mão e imersão em gasolina e logo tudo estava bem limpo. Desmontei a peça inteira para que pudesse ficar impecável.
Depois de algum tempo já havia limpado também a bomba de óleo, vela, cilindro novo, e pistão. (Olha a cor da gasolina no pote! Preta! Hehehe.)
Depois de todas as peças pequenas limpas, é hora da pior, o bloco do motor.
Enchi a câmara do virabrequim de gasolina e mantive o sistema rodando para que fosse soltando todas as rebarbas de metal e pó acumulados. Tive que virar o motor muitas vezes e lavar e re-lavar até que parasse de sair lascas de metal ou sujeira. Ao fim, o fundo da bacia ficou coberto de pequenas partículas de pó e metal.
Agora já é hora de montar o pistão, o truque (segundo o mecânico da STIHL) é deixar a seta marcada no pistão, apontada para o escape. Também colocar óleo em tudo ajuda a escorregar as peças e montar mais facilmente.
E com um pouco de paciência o pistão já estava montado. O cilindro já foi mais fácil do que eu imaginava, sem se esquecer de colocar a vedação nova, claro.
Retornando a bomba de óleo para o lugar de origem.
Bomba no lugar, embreagem, engrenagens da bomba montadas, tampa, coroa, travas. Pronto! Lateral fechada.
Próxima etapa, retornar o carburador e o suporte de plástico ao lugar.
Ainda tenho que fabricar um novo bracinho para a borboleta do carburador, pois o velho, de plástico, está imprestável, e sem um novo não tenho como acioná-la com o servo.
Suporte, carburador e filtro de ar montados. Entretanto, com as adaptações do motor esta parte está fixa apenas por um parafuso. Tenho que aproveitar as furações laterais (em destaque) para fixar esta lateral também. Depois faço isso.
Reinstalando todo o sistema de partida. Não sei se é o grande tempo que este sistema não é montado, mas julguei a correia apertada demais, mais um ponto para ser revisto.
Motor Pronto!
Faltam apenas mais alguns detalhes, uma adaptação de servo para a borboleta do carburador, o suporte para a lateral, acerto na correia de partida e logo já poderemos escutar seu ronco.
Grande Abraço e até a próxima.

1 comentários:

Marcos Passos 18 de junho de 2011 às 21:06  

Muito irado. O motor ficou novo! A propósito, estou pensando em comprar um desses! =D

Sobre a Oficina

A Oficina foi especialmente criada para servir como canal de divulgação e incentivo a projetos "DIY". (Faça você mesmo!)
Aqui será registrado o andar de alguns trabalhos meus, espero que sejam úteis e possam instigar outras pessoas a também iniciar seus próprios projetos. Entretanto, ocasionalmente pode aparecer alguma coisa estranha aqui, fora do tema. Um devaneio ocasional...
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