Servos da Direção
29 de março de 2010
Durante o projeto do Chassi frontal, vi que muito provavelmente os servos comerciais “Standard” não dariam conta de guiar as rodas. Pelo fato de usar pneus de 250 mm de diâmetro e do projeto ser todo feito em aço, a inércia lutaria contra o servo nas curvas, forçando ele a deixar as rodas retas. Além destes problemas vamos ter um outro complicador, Barro.
Pense naqueles vídeos onde caminhonetes entram na Lama mais funda (ou se já andou de Jipe, é isso!) e as rodas ficam completamente envolvidas em barro, virar estas rodas dentro da Lama impõe uma enorme resistência ao sistema de direção.
Assim fui à procura de servos Realmente Grandes, mas que fossem acessíveis (sempre este empecilho, hehehe). Duas ótimas lojas para procurar estas tranqueiras são a Himodel e a HobbyKing.
Ficha técnica:
Peso: 154gDimensões: 75 x 59 x 27 mmTorque: 33 kgf*cmVelocidade: 0.21 deg/sec (não é dos mais rápidos, mas pelo torque vale muito!)Rolamentos Duplos e Engrenagens em Metal.
Ao abrir descobri que uma engrenagem primária era de Nylon, porém como ela é larga e os dentes são relativamente grandes, não haverá problema. O fato de ser primária também ajuda, pois ela não vai sofre a carga direta. Uma coisa legal é que ele possui borrachas de silicone em todas as tampas, o que ajuda muito na vedação contra água e terra.
Este servo aparece em duas marcas diferentes, a Turnigy e a SpringRC
Este servo aparece em duas marcas diferentes, a Turnigy e a SpringRC
Mas descobri que na Verdade, ele é da SpringRC, mas a Turnigy deve ter feito um acordo comercial para revender com o logotipo dela em outra loja.
6 comentários:
Fala Wurs!
Algumas ideias para o servo da direção não se ferrar com o torque necessário:
http://www.servocity.com/html/spg805a_standard_rotation.html
http://homepages.which.net/~paul.hills/Circuits/PowerServo/PowerServo.html
E um servo gigante:
http://www.vantec.com/ssps105.htm
Abração,
Dudu
PS: Skypeeeee!!!!
Fala Dudu!! Valew pelas dicas. Realmente a servocity tem umas ótimas idéias, potenciometro no eixo de fora, bruto!
Porém pelas minhas contas este sistema duplo deve suprir a carga com folga. E também agora já tá comprado, heheheh. Mas o servo é grande 7,5cm por 5,9cm de altura. É monstrinho. Dá pro gasto.
Nossa Meu!! Skype!! tenho que fazer este treco, hahahhaha Não to acostumado a ficar falando sozinho no computador... se a galera me ver assim vai ter certeza que sou louco. Melhor manter a dúvida!
Hahahahaha convenhamos que não somos nada normais... Eu falo sozinho o tempo todo, a esposa já acostumou, acha até graça! Outro dia acordei no meio da noite para escrever os detalhes de uma válvula de cheque: coisa de doido mesmo :P
Esse esquema do servo a partir de qualquer motor DC usei para movimentar o braço de um robô de inspeção que fizemos para o CAND, funciona perfeitamente! O servo acabou sendo um Integy Matrix Pro Lathe e uma caixa de redução da Banebots de 128:1, monstro!
Então, até o Sigma tem Skype... Hahahahhah
Gostei do comparativo:
"Até o Sigma tem Skype!"
hahahhah!
Mas tranquilo, vou providenciar um.
Sobre criar servos a partir de motores DC maiores, é uma ideia genial. Porém pouco usada mesmo.
Aqui eu vou no tradicional mesmo (por enquanto! hehe) mas esta pode ainda ser uma boa ideia para um Robô, quem sabe...
E aí Wurs, tudo bom?
Deixa eu te fazer uma pergunta: As peças que você comprou para o seu carro, como por exemplo o Servo da Direção, você importou de fora? Fica caro para vim? Vem rápido?
Abraço,
Guilherme.
Guilherme, como já deve ter notado os links dos produtos são de uma loja de fora. Assim sendo, sim, comprei de foram mesmo.
E não, não vem rápido. É necessário um pouco de paciência. Pode levar de 1 até 2 meses para chegar.
Porém, em algumas peças vale apena, pois fica muito mais barato.
Mas, tem que pesquisar.
Abraços
Wurs
Postar um comentário