Ilha Perdida

8 de junho de 2020

Durante a reforma desta máquina, muitas gambiarras foram aparecendo e sendo revertidas, entretanto, nenhuma deu tanto trabalho quanto as ilhas ao redor dos flippers...
Elas além de terem sumido, haviam sido fechadas! Chaves e lâmpadas removidas e 2 trilhos brancos montados em seu lugar.  Veja história em: De Volta às Origens

Mas depois de remover todas estas tranqueiras da máquina, ainda havia uma questão pendente...
E a ilha de acrílico que cobria esta passagem?

Realmente, isso era um problema sem uma solução fácil, não existia em lugar nenhum da internet ou bazar ou sebo ou vendedor de velharias que tivesse esta peça para venda. Nem no Brasil, nem fora.
Para reproduzi-la, eu possuía as medidas dos furos, o que ajudava. Mas a arte havia sido perdida.
Buscando por máquinas irmãs a esta no museu do pinball de Chicago, consegui algumas fotos da peça, mas em ângulo. Não era o melhor mas era algo. 

Revirando a internet algumas outras fotos apareceram, reunindo um material razoável para uma reprodução.

Nesta época, entrei em contato com o João Bosco Caponi que havia me auxiliado no desenho da mesa do pinball e fora o artista responsável por sua restuaração de pintura.
João tem um irmão que trabalha com acrílico, e ele viu a possibilidade de ver com o irmão que cortasse a peça, algo simples... e ele trabalharia em um silk pra ela. Como era uma peça de poucas cores, e bem pequena, não seria problema. O chato era acertar a arte.
Este material ficou um bom tempo nas mão do João para que ficasse legal.
Até que finalmente João me enviou as peças!!

A peça da esquerda é do jogo antigo que está na minha máquina, as cores dela já mudaram muito do original. O João optou por fazer as novas na cor original de época, e caso desagradasse, poderíamos escurecer as cores e desbotar o amarelo e azul para bater com os acrílicos velhos da máquina. 
Entretanto, não quis fazer isso. Havia fica tão bonito!

Optei por mantê-las nas cores originais mesmo. Isso acaba dando um destaque na frente da mesa de jogo, além de puxar assunto com as pessoas. Fica como história.

E outra, no escuro com as luzes da máquina acesas o contraste não é tão gritante.

Esta foi a segunda vez que o João me ajudou com esta máquina e que segundo ele : "- Fazer esta restauração foi uma grande diversão" Infelizmente quando este post estiver indo ao ar o grande João Caponi já não estará mais entre nós.  Mas fica aqui registrado para sempre meus mais sinceros agradecimento a ele por toda a ajuda que deu, as risadas, histórias das viagens de moto e a grande pessoa que foi.


Wurs

3 comentários:

Newton Pessoa 8 de junho de 2020 às 16:39  

O João Caponi é pai do Mario Caponi?

Unknown 9 de junho de 2020 às 12:23  

Olá, ele é tio do Mario. Sou filha dele. Fiquei emocionada de ler esse post! Obrigada, Felipe!

Fábio Albuquerque 9 de junho de 2020 às 15:43  

Ele realmente era um grande artista e uma pessoa formidável!

Sobre a Oficina

A Oficina foi especialmente criada para servir como canal de divulgação e incentivo a projetos "DIY". (Faça você mesmo!)
Aqui será registrado o andar de alguns trabalhos meus, espero que sejam úteis e possam instigar outras pessoas a também iniciar seus próprios projetos. Entretanto, ocasionalmente pode aparecer alguma coisa estranha aqui, fora do tema. Um devaneio ocasional...
Enfim... Nada mais normal

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008 EdiTed aNd MoDiFIed by Wurs

Back to TOP