Limpando Memória mecânica de 13 bits.
20 de dezembro de 2012
Memória mecânica de 13 bits.
Esta máquina possui um ítem muito
curioso, uma memória feita por chaves e bobinas. São 13 conjuntos de bobinas e
chaves, uma por letra para formar “Flying Carpet” mais uma que arma com a sequência
completa. Cada bobina, ao ser acionada, move um conjunto de chaves elétricas
para uma nova posição. Algumas ligam luzes e relés e outras armam/desarmam
sistemas, fazendo a lógica da máquina. Como são 13 bobinas com opção de
Ligado/Desligado, podemos falar que esta é uma memória de 13 bits.
É engraçado ver que um jogo como este
possui uma memória tão pequena, e ao mesmo tempo tão complexa.
Pela foto acima é possível ver o estado
de poeira que a mesma se encontra, tem até teia de aranha.
Todo o mecanismo é montado por encaixe e
pressão de molas, desmonta-lo é o único modo de limpar.
Detalhe da sujeira interna.
O mesmo banco de bobinas agora limpo.
Chapas metálicas e mecanismos lavados. Nesta
descubro que as chapas acionadas pelas bobinas são niqueladas, antes de limpar
nem era possível notar isso.
Início da remontagem da memória, ainda
sem as molas.
Sistema tomando forma novamente.
Banco de memória completamente limpo e
restaurado, ainda sem o arco que “arma” o mecanismo “zerando” a memória. Faltam
também duas grandes bobinas de acionamento para o arco. Mas isso fica pra
depois da pintura.
Grande Abraço
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