Maquinário do gabinete, Reforma.
1 de fevereiro de 2012
Como primeira etapa, decidi pegar os mecanismos do gabinete para reformar.
Ao colocar á luz do dia foi possível ver como havia problemas. Encontrei alguns fios quebrados e contatos partidos ou colados. Porém, antes de arrumar isso, vou limpar tudo.
Madeira extremamente suja, fios e contatos também. Mal dá pra ver a cor dos fios.
Ao soltar o transformador a primeira surpresa. Não só a cor original da madeira, mas outra anotação de destino da máquina que estava sendo montada: Brazil. Mais uma sombra do passado do pinball, que deve ter vindo para o Brasil em meados de 1972/73 de navio.
Início da limpeza, a direita dois solenóides limpos. A esquerda os ainda sujos.
Depois de retirar todas as peças da madeira é hora de limpa-la. Foi necessário muita lixa para que voltasse a uma cor próxima da original.
Para garantir uma melhor durabilidade e fácil limpeza, resolvi envernizar tudo.
Detalhe da madeira já envernizada.
Depois de arrumar o contador de bolas em jogo (que estava totalmente travado) é hora de pega este sistema motorizado. Pela enorme quantidade de chaves, dá até medo de desmontar e perder a ordem. Mas como estava muito imundo, foi necessário correr o risco.
Sistema depois de limpo e remontado, aguardando a volta das chaves elétricas.
Durante a montagem, fui observando os contatos e encontrei alguns tortos ou queimados/arrancados. Nesta hora foi muito bom ter comprado o material de reparo com o Steve.
Maquinário completamente revitalizado.
Detalhe da caixa de fusíveis com o contador de moedas zerado e limpo.
Ainda faltam algumas peças de metal que por estarem completamente oxidadas tiveram que ser re-zincadas.Mesa em detalhe, fios com cores novamente.
Detalhe dos contatos
Grande Abraço e até a próxima
Wurs
6 comentários:
Bom trabalho Wurs! E essa tomada preta dentro da máquina? Pelo tipo de fio não parece ser algo original..
Fala Grande Arao! Então, pior que é original sim. Alguns fios desta máquina já são de plástico, embora sejam menos de 15%. Porém o fio da tomada que é o mesmo que vai até esta tomada fêmea na mesa é de plástico. Como é muito antigo, vou trocar também.
Esta fêmea dentro da máquina é para ligar lâmpadas e poder enxergar dentro dela durante a manutenção.
Também podia ser usada para ligar um ferro de solda.
Abração
Wurs
Fala, Wurs! Como tá?
Estou escrevendo um texto e preciso de uma ajuda, cara. É uma pergunta sobre a alavanca que dá início ao jogo na máquina de pinball. Essa alavanca tem um nome próprio ou posso simplesmente chamá-la de alavanca?
Valeu!
Se a alavanca que fala for isso: http://3.bp.blogspot.com/-EMC8q9T6mvs/Trr8Crv_YJI/AAAAAAAABOY/EVqPn5oqJjE/s1600/pinball+70+%25284%2529.JPG
O nome em Inglês é Ball Shooter. Mais conhecido aqui como "lançador" ou "lançador da bolinha".
Abraços
Wurs
Wurs,
VocÊ poderia dizer com o que limpou estes contatos e as bobinas ficaram limpas de verdade mesmo, como boa parte do meu pinball perdeu o papel de cima me recomendaram cobrir com fita de alta fusão!
Olá Fernando!
Todo o sistema foi limpo com álcool 92% e escova. Isso já tirou grande parte da sujeira e do preto que estava. Depois de tirar o grosso e secar, usei um pouco de desengripante (M1, KD40) para limpar os contatos e partes metálicas manchadas, sempre esfregando com uma escovinha de dentes e limpando com um pano velho. Ficou muito bom.
Postar um comentário