Montagem do Playfield - 3 FINAL!

6 de julho de 2014

Depois de grande parte do Pinball montado, não resisti a vontade de ligar e testar, mesmo parcialmente pronto.
Bem, ok! Vamos checar os contatos da mesa com a placa de baixo, painel, tudo certo, Ligar!
Hum..... Nem todas as luzes acenderam. Vamos colocar uma moeda e ver se ligando o jogo vai.
Mesa Liga e em sequência, desliga. Opa!
De novo!
Mesa liga, acende tudo e Desliga. Ai ai ai ... lá vamos nós.
Depois de muito ver este liga desliga, durante os poucos segundos de mesa ligada, vejo que no painel pisca o TILT. Acho que temos aqui a solução.
Desmonta tudo, confere os chicotes de fios do TILT, olha cores no diagrama, segue fios.... nada errado. Depois de isolar a mesa e isolar o painel do Light Box, sobrou só a Placa Mãe do Gabinete.
E eis que o problema era uma chave "normal aberto" que estava "normal fechado", no sistema de TILT. Mesmo com tudo desarrumado, ligo o pinball e funciona, o jogo parte.
Maravilha.
Mas, um relé que se mantém armado durante o jogo faz um barulho horrível. Pior que eu tinha trocado ele exatamente pois o antigo estava com o revestimento queimado! Logo temia que pudesse queimar a bobina logo. Sem opção, desliga tudo, desmonta o relé, tira a solda, volta o velho, parafusa tudo de novo, solda e pronto. Inacreditavelmente, silencio. Muito melhor que o novo.
 
Bem, vamos testar o jogo então. Colocamos a moeda e com a mesa aberta, assim como estava na primeira foto, parece bom. Testamos o caminho da bolinha, vou acionando as chaves com o dedo, pegar pontos e letras... legal. Funciona. Vamos fechar a mesa e ver como fica com a bolinha, Pééééééééé’!!!!!!
Caramba!!! Que isso!
Abre de novo correndo. Tudo funciona, fecha a mesa .... Pééééé’!!! Relé travado GRITANDO!
Desligo tudo! Mas que Caralho!
Tento ligar com ela já Fechada,e...... liga. Ufa! Tudo Ok. Quetinho. Maravilha. Coloca uma moeda, sistemas ligam, luz acende eeee ... Pééééééééééé’!!! Haaaaaaaaaaaa! PQP! Desliga tudo de novo.
Depois de muitos abre fecha, vejo que ela  dá zica próximo de fechar, quando o trinco de aço da mesa toca no suporte do gabinete. Seria Aterramento? Curto com o suporte? Mas tá parafusado na madeira.... não tem nenhum fio ligado ao suporte de ferro.     Nada faz sentido!
Uma série de testes e percebo, por baixo da mesa, uma faísca azul no canto direito. Que precede o travamento do relé, fuça daqui, fuça dali e era a coisa mais imbecil do mundo:
- Uma chave rollover estava com a mola da chave de contato fraca. Quando a mesa fechava, o arame (que deve pesar menos de 3 gramas) fazia força pra baixo e vencia a mola, acionando o sistema de pontuação. Porém, ele ficava travado ali e o sistema de ponto e todos seus relés travavam e era uma gritaria só. Sem desarmar...
Abria a mesa, posição vertical, arame sem peso na alavanca... contato solto.... fim do problema.
Solução, simples: Desmontar o contato de chapas, separar a mola de aço, dar uma carga nela, e voltar ao contato. Remontar. Pronto!
Parece fácil? Sim, no fim é fácil.
Mas descobrir isso, levou um dia inteiro de testes malucos de aterramento, muitos teste de multímetro sem resultados e muitas conferências em chaves e relés que não tinham nada de errado. Tenso..... mas ok! Faz parte!
Com isso resolvido, vamos terminar o Playfield.
Instalação da capa de aço sobre o lançador da bolinha, com a graduação de força. Instalação das lâmpadas que mostram qual bolinha está em jogo (canto esquerdo). E é a hora de montar a capa de aço no topo.
Por baixo, um trilho de aço cromado guia a bolinha para o amortecedor de borracha marrom. Por cima, um arremate em aço suporta a borracha e a porta do lançador. Esta porta deixa a bolinha sair mas não voltar. Ele também é fina e serve de mola flexível pra segurar o impacto da bolinha quando vier na direção oposta.
 
Base finalmente terminada, com todas as ilhas e borrachinhas.
Base recebe o painel de aço, arrematando sobre o lançador de bolinhas e a madeira.
Luzes iluminam os cartões dispostos no painel. 
Ainda sem os originais, apenas quebra-galhos.
Detalhe da iluminação do ficheiro.
Maquina ligada, luzes acesas. Mas será que as letras estão funcionando?
Aeeee!!! Letras funcionando! Isso já é 90% do trabalho, pois usam A Memória e mais um monte de cacarecos eletromecânicos. Alguns pontos ainda não estão batendo corretamente, tá 100pts, mas bate 50pts. Melhor que nada. E o Contador do painel das unidades não está incrementando a dezena quando vira o "9". Hum..... este vai dar trabalho, pois cada um é separado. Deveria ser um sinal elétrico..... mas fica pro futuro.
O importante é que FUNCIONA!!!!!


Grande Abraço

Wurs

4 comentários:

Andre Guglielmeli 9 de julho de 2014 09:20  

Acompanho o blog a muito tempo!! Parabéns pelo belo trabalho!!

Ale 19 de maio de 2015 23:17  

Boa noite. Como você fez a iluminação do ficheiro? Obrigado.

Wurs 20 de julho de 2015 14:01  

Olá Ale,

O ficheiro já possuia um lugar para fixar um soquete de lãmpada desde o início.
Veja foto: http://3.bp.blogspot.com/_oohh_7gFG4E/S_sAXSyEXEI/AAAAAAAAAXk/0cnYKB_kdxA/s1600/Pinball_gottlieb_EM+%283%29.JPG
Eu só tive que remover o acrilico antigo e instalar a lente original com o adesivo de 25cents.

Grande Abraço
Wurs

Alexandre Souza - PU1BZZ 20 de agosto de 2015 00:15  

E ai Wurs, ficou pronta? :D

Sobre a Oficina

A Oficina foi especialmente criada para servir como canal de divulgação e incentivo a projetos "DIY". (Faça você mesmo!)
Aqui será registrado o andar de alguns trabalhos meus, espero que sejam úteis e possam instigar outras pessoas a também iniciar seus próprios projetos. Entretanto, ocasionalmente pode aparecer alguma coisa estranha aqui, fora do tema. Um devaneio ocasional...
Enfim... Nada mais normal

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008 EdiTed aNd MoDiFIed by Wurs

Back to TOP