Reparos e Remoção de tinta ultra rápida.

9 de março de 2012

Finalmente pude soldar as peças quebradas.
Como eram todas feitas de chapas finas, foram soldadas com TIG por um amigo. Depois de soldadas, usei a micro retífica para aplainar as soldas e deixar tudo perfeito antes de zincar ou cromar.
O Suporte frontal estava trincado em três pontos próximo ao furo do lançador da bolinha.
O Arco que “zera” a memória das letras estava quebrado no canto esquerdo.
A Porta frontal tinha um furo de broca perto do trinco. 
Todas restauradas.
Com tudo pronto, fui procurar um local para jatear as peças com areia e remover tinta e ferrugem antes de deixar na empresa de zincagem. Porém, a empresa que conhecia estava fechada (falida) e não consegui outro local para o serviço, assim, levei todas as peças como estavam até a Galvec, para zincar.
Peças de aço para zincar.
Lá, conversei com o Márcio que foi muito prestativo e rápido. Logo ele me informou que não teria como zincar as peças com tinta, por não dispor de maquinário que retire a tinta antes dos banhos químicos. Porém não havia problema com a ferrugem, ela saia completamente no banho de preparação da peça.
Desta forma voltei pra casa com as peças pintadas.

Retirando a tinta fácil, fácil!
Lixar peças pintadas é o inferno, demora muito, cansa muito, e nem assim fica bom (longe disso!). Logo lembrei que o Mimos havia comentado tempos atrás que retirou a pintura de um robô metálico usando um produto chamado: Removedor em Gel, ou Pastoso.
Assim, resolvi testar tal maravilha. Consegui em Itajubá um similar, de marca desconhecia e rótulo borrado (Eca!). Sem opção o usei, mas me surpreendi com o resultado. Violento, sai mesmo. Mas usar luvas é obrigação, sem elas deve arrancar até a pele. Usem LUVAS! (Obs.: Não destroi mesa de fórmica.)
Peças com tinta branca e prata antes de aplicar o produto.
Depois de aplicado, aguardando 10 minutos para reagir.
Tinta estufando e descolando totalmente.
Impressionante a reação!
Retirando a tinta com uma espátula e estopa.
Peças livres de tinta.
Vista mais de perto.

Agora que estão sem tinta, é só levar na zincagem novamente e veremos a sua transformação.
Até a próxima.
Wurs

0 comentários:

Sobre a Oficina

A Oficina foi especialmente criada para servir como canal de divulgação e incentivo a projetos "DIY". (Faça você mesmo!)
Aqui será registrado o andar de alguns trabalhos meus, espero que sejam úteis e possam instigar outras pessoas a também iniciar seus próprios projetos. Entretanto, ocasionalmente pode aparecer alguma coisa estranha aqui, fora do tema. Um devaneio ocasional...
Enfim... Nada mais normal

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008 EdiTed aNd MoDiFIed by Wurs

Back to TOP