O primeiro tanque seco!

26 de outubro de 2011

Uma vez refeitos os servos, passamos para os outros pequenos danos mecânicos. Entre eles o mais lesado foi o tirante da direção.
Está bemmm torto, e nem penso em desentortar. Melhor cortar outra, já que são feitos de barra roscada (fuso).
Outro ponto a ser revisto era a marcha que não estava entrando. Ao desmontar, vi que era uma bucha fora do lugar. Alguns ajustes e já estava funcional novamente.

Na primeira tarde livre, reuni alguns colegas para testar o funcionamento do conjunto.
Entretanto o teste foi rápido (infelizmente).
Fomos novamente ao gramado testá-lo, mas acabou tomando um capote logo no começo. Mais braços tortos, e com isso também o absorvedor de impactos subiu tanto que “mordeu” a porca de ajuste, travando tudo. Um ponto a ser revisto.
Com um alicate dei um jeito para conseguir pelo menos andar mais um pouco...
Porém, foi a vez do motor ratear. Ficou péssimo e não queria rodar legal, morrendo facilmente.
Com isso, voltamos tudo ao porta malas do Palio, sem nem ao menos ter chegado a metade do tanque de combustível... de novo! Até agora não conseguiu chegar ao fim de um sem quebrar ou apagar o motor de forma irremediável.
Pelo menos o servo frankenstein da direção funcionou!!

De volta a minha salinha/oficina, comecei a rever tudo com calma.
- Os tirantes feitos de fusos, não prestam. Agora está comprovado! Porém não tenho opção rápida, até já tenho a solução, mas por pressa vão novamente fusos de M6.
- O motor, melhor parar de tentar regular e falar com um especialista. Resolvi levar na Oficina da Stihl. Como tudo só funciona plugado, levei o carrinho inteiro. O mecânico ficou doido, nunca havia visto tamanha loucura com um motor deste tipo. No fim deu tudo certo, ele zerou o carburador e regulou. Testei um bom tempo, e nada de problema. Ok!
- A porca do absorvedor de impactos, teve seus cantos usinados para que coubesse dentro do berço da mola. Agora não trava mais.
- Houve outros pequenos ajustes e acertos e pronto, de volta as pistas.

Com o final de semana se aproximando e a chuva dando uma trégua, liguei para o Lucas “Larica”. O Lucas já havia me avisado que sabia de um local onde havia uma pista de automodelismo e combinamos de dar um pulo lá.
Por azar, estava fechado no sábado. A faculdade, que tem grandes gramados, também estava fechada devido ao ENEM. Depois de algumas voltas eis que encontramos uma grande área terraplanada. 
Maravilha vai ser aqui mesmo.




Diferentemente das outras vezes, cismei que os pneus grandes estavam ajudando o carrinho a capotar mais fácil. Desta forma, levamos apenas os finos.
Porém hoje acho que a culpa é mais da grama. Na terra o carro escorrega muito mais e com isso é bem difícil capotar. Da próxima levo os grandes.
Em suma, foi uma maravilha.
E pela primeira vez secamos um tanque de gasolina até o fim.
Fiquei surpreso com o tempo que dura, aproximadamente uma hora de autonomia.
Como tudo só paramos de andar devido aos defeitos e danos sofridos pelo carrinho.
- Os tirantes como esperado, entortaram novamente. Hora de fazer uma solução definitiva.
- O motor desalinhou depois de um capote e a corrente ficou muito folgada, mesmo assim ainda foi possível andar. Paramos quando a corrente em si deu sinal de desmontar devido a saída de sua trava.
- O filtro de ar ficou tão sujo que o motor parou de responder legal ao controle, ficando péssimo. Depois de ver o filtro, entendi o motivo. É Hora de outra solução melhor pra evitar isso.

Algumas fotos:
Este eixo da esquerda teve uma leve empenada depois de um tombo.
Quem mandou não temperar. Fica como anotação pro próximo.
Filtro de ar completamente fechado de terra.
Assim não tem motor que consiga respirar.
Servo Frankenstein ainda vivo.
Motivo do desalinhamento do motor.
Motor de partida e fios dos servos.
Terra na caixa de engrenagens e servos.
Grande abraço e até a próxima.
Wurs

5 comentários:

de Almeida 26 de outubro de 2011 às 01:03  

Quero MAAAAAISSSS!!!

Tesão acompanhar esse projeto!

Ah... quero ver ainda uns trechos com câmera onboard. Não conhece alguém que tenha uma GoPro? :D

Wurs 26 de outubro de 2011 às 11:58  

HAhahah uma GoPro não tá fácil de arrumar. Mas já havia pensado nisso também. O Sigma disse que tem algo parecido, quem sabe na próxima já não tenha uma.
Grande Abraço
Wurs

Edmilson Maciel 27 de outubro de 2011 às 12:27  

PARABÉNS MAGO WURS!!!!

Brinquedinho Batuta!

Espero ver mais.

Marcos Passos 28 de outubro de 2011 às 23:34  

Wurs, parabéns cara!

Só de olhar da pena do carrinho. Agora com os problemas quase todos sanados, será que não é hora de pensar em uma carenagem ou apenas uma proteção para as áreas mais críticas (rolamento, filtro, eletrônica, etc)?

Abraços,
Marcos

Wurs 31 de outubro de 2011 às 17:07  

Obrigado ao apoio de Todos!
Devagar vou continuando as melhorias.
Ainda tem bastante o que acertar para ficar 100% mas já está andando e isso já é mais da metade de tudo.
No momento estou resolvendo o problema do filtro de ar do motor, que é crítico.
Também tem os tirantes da direção que devem ser revistos, e um problema que apareceu no eixo da frente.
Ainda não abri a caixa de marchas para rever tudo, mas possívelmente eu terei que adaptar nela a bomba de óleo da moto, isso irá dar um grande trabalho. Pois ela não cabe!
No fim desta lista e se encontra fazer uma carenagem.
E se outro problema mecânico aparecer a carenagem cai pra baixo, ehheheheh.
Abraços
Wurs

Sobre a Oficina

A Oficina foi especialmente criada para servir como canal de divulgação e incentivo a projetos "DIY". (Faça você mesmo!)
Aqui será registrado o andar de alguns trabalhos meus, espero que sejam úteis e possam instigar outras pessoas a também iniciar seus próprios projetos. Entretanto, ocasionalmente pode aparecer alguma coisa estranha aqui, fora do tema. Um devaneio ocasional...
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