Teste do sistema de bombeamento de óleo

2 de agosto de 2011

Perto das 21:00 hs, reuni com o Pedro Guedes e fomos testar o sistema de óleo.
Coloquei uns 250 ml de óleo 20W-50 na caixa e rodamos ela para ver o resultado, instantaneamente já notamos uma melhora no rolar das engrenagens. Inicialmente tentamos girar o sistema na mão para circular o óleo, porém não estava dando resultado.
Única forma era ligar o motor e deixar ele bombear.
Tiramos a corrente e levamos o carro pra fora, assim podíamos fazer fumaça e barulho a vontade.
Demorou muito até que a tubulação toda fosse drenada e começasse a circular o óleo.
De início vieram muitas bolhas e parecia péssimo, mas com o tempo melhorou.
Não é a vazão que eu esperava e também não tem muita pressão, mas a julgar que a caixa já vai ficar molhada com óleo, deve ser suficiente.
Agora só testando mesmo pra tirar a prova.
Depois dos testes notei outro pequeno inconveniente:

 
O fundo da caixa ficou com alguns pontos porosos e pequenas falhas no cordão de solda, o que comprometeu sua vedação.
Assim, antes de continuar com mais testes vou ter que desmontar o chassi novamente, lavar todo o óleo e calafetar estas frestas. Infelizmente...:(

Um pequeno passo pra trás, para garantir mais passos à frente.

3 comentários:

Cedrocds 2 de agosto de 2011 às 14:56  

Estou começando um projeto de algo parecido com um Can Am Spyder, mas bem menor. Está no começo na reunião de peças prontas e quais fazer. Preciso de um projeto de suspensão e cubo igual a este seu.. especialmente da parte dianteira. Você me enviaria o projeto do mesmo? Se puder claro..
Abraços..
E to acompanhado de perto.. ja reli seu blog todo..

Wurs 2 de agosto de 2011 às 15:50  

Fala meu!
O Can Am é um tricíclo muito fera, realmente daria um projeto bem imponente. Mas você diz que seria um "bem menor". Bem menor quanto?
Um RC?
Um veiculo real mini?
Isso irá interferir muito no projeto.
Outro ponto é quanto ao que pede:
Cada projeto é um projeto. O projeto da Can Am é diferente do de um carro ou de uma moto. E cada carro é diferente entre si, e cada moto também. E este seu projeto tem uma traseira de moto e frente de carro.
No seu caso, o correto seria estudar a geometria da suspensão original da "Can Am" e reconstruir os "links" de suspensão dela como na original. Só assim elas terão o mesmo comportamento. Além de servirem de base para o desenho do seu projeto.
Até lhe envio o desenho dos braços da minha suspensão ou do cubo, mas isso não quer dizer que funcionará no seu projeto. O fator "escala" manda muito também.
Porém podem servir de base.

Cedrocds 2 de agosto de 2011 às 20:46  

WURS... Obrigado.
Sem dúvida já pesei tudo isso, será um veículo de uso mesmo, de hobby, não RC, quando digo menor é que o CAn Am é um monstro, será mais para participar de encontros de motos etc.
O desenho do seu projeto me serivrá bem, pois eu só quero ter a idéia inicial, como disse to reunindo tudo. Primeiro vou fazer o projero em madeira de algumas peças para testar, tenho uma varanda aqui que meu irmão e eu usamos pra nossas "viagens", e meu irmão é habilidoso demais para essas coisas, eu instruo e ele faz rsss Bem se puder enviar os desenhos do projeto eu agradeço, e vou documentar todo o meu, só não sei se tenho paciência de colocar em um blog, mas quem sabe devagar. meu email: cedrocds@gmail.com. Se puder envia os desenhos lá. Obrigado

Sobre a Oficina

A Oficina foi especialmente criada para servir como canal de divulgação e incentivo a projetos "DIY". (Faça você mesmo!)
Aqui será registrado o andar de alguns trabalhos meus, espero que sejam úteis e possam instigar outras pessoas a também iniciar seus próprios projetos. Entretanto, ocasionalmente pode aparecer alguma coisa estranha aqui, fora do tema. Um devaneio ocasional...
Enfim... Nada mais normal

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008 EdiTed aNd MoDiFIed by Wurs

Back to TOP