Motor volta à vida!

11 de julho de 2011

Fim de semana cheio de atividade. Depois de correr na sexta por vários ferros-velhos atrás de um bom tanque de combustível, finalmente encontrei algo útil: Um reservatório de fluído de freio. A tampa estava boa e ficou perfeito para o projeto. Modifiquei algumas partes internas, fiz um “bico” para ligar a mangueira de combustível e estava pronto para a adaptação.
Antes disso, medi seu volume, que totaliza 350 ml. Não é grande, mas julguei um valor legal para o projeto.
Comecei o Sábado jogando os componentes sobre a mesa, posicionei o tanque e a caixa de baterias de forma a ficar simétrico e em pontos de fácil acesso.
Depois, foi um dia de muitos cortes, esmeril e solda. Por fim temos o seguinte resultado.
Detalhe do suporte do tanque

No Domingo, comecei pegando as fixações do tanque, em detalhe abaixo:
Uma vez preso o tanque, comecei a montar toda a parte elétrica da motosserra pois pretendia testá-la enquanto ainda havia sol.
Para facilitar, tudo foi preso á estrutura mesmo, para ter acesso rápido em caso de problema.
Com tudo pronto, vamos pra fora.

"Infelizmente, não tive tempo de arrumar e editar o vídeo para por aqui.
Como os vídeos estão muito grandes seria impossível upar e ninguém veria um vídeo de 10 minutos, heheheh. Então, assim que possível posto ele."

O pessoal da mecânica da Uai!rrior estava trabalhando no momento e me deram uma mão para levar tudo pra fora e acompanharam o teste (Valew galera!).
Em suma, o motor pegou de primeira, mas a regulagem estava uma droga (Já era esperado!). Consegui regular a marcha lenta, mas para regular a máxima precisava de um tacômetro.
Por sorte a equipe tem um e pode me emprestar. Pedi ajuda ao Pedreiro e iniciamos as medidas de giro do motor.
Infelizmente os dentes da coroa começaram a atrapalhar na medição e o anel dourado que segura o pinhão também. Resultado: Tive que cobrir tudo com fita isolante.
Olha a meleca! O que importa é que funcionou.
Conseguimos cravar ela em 12200 RPM com uma variação de 100 RPM. Ficou um valor muito bom sendo que o máximo recomendado para este motor são 12500 RPM.
Entretanto um fato curioso intrigou a todos durante o teste.
O tanto que este motor BEBE gasolina. Nossa! Não durava nada, era colocar gasolina, começar os testes e em alguns minutos... tanque seco! Wow!
Acho que o tanque de 350 ml será pouco pra brincadeira.
Culpo um pouco a regulagem do carburador ainda, tem como melhorar este consumo, mas para uma regulagem melhor vou ter de levá-la a oficina especializada. Onde os caras sabem os truques deste tipo de motor.
Porém, o importante é que está funcionando!
Fim do dia de testes, bancada de ensaios ao ar livre é tomada pela noite, hora de ir.
Vista em detalhe da frente do carro com todas as gambiarras elétricas para ligar e controlar o motor.
Caramba! Tá ficando dahora!
Esperando no corredor para ser guardado
Fim dos testes, até a próxima.
Wurs

3 comentários:

Marcos Passos 20 de julho de 2011 às 13:42  

ANIMAL! Wurs, ta muito massa o projeto!

Se nos testes ele usava 350ml brincando, acho que vc vai ter que colocar um tanque de pelo menos uns 2L, não? Dá uma olhada em tanque de mini buggy.

Abração!

Wurs 20 de julho de 2011 às 18:35  

Nussa! 2L!!
Já dava para aproveitar um PET de coca! hehehehe.

Acho que não vou precisar de tanto. Andei conversando com um outro camarada que manja mais do assunto, o Pedro Guedes. E tem como melhorar 100%. Depois dos testes, com o motor frio pude abrir o escape e ele estava molhado de gasolina que passou Reto pelo motor.
Super desperdício.
Com o motor afiado este tanque tem que durar mais de 15 min pelo menos, hehehe.
Grande Abraço
Wurs

Unknown 14 de julho de 2013 às 20:18  

Cara, demais, e parabéns, deveria colocar proteção na corrente para evitar poeira e sujeira, e a partida elétrica para moto-serra, tem como usar em roçadeira ?

Sobre a Oficina

A Oficina foi especialmente criada para servir como canal de divulgação e incentivo a projetos "DIY". (Faça você mesmo!)
Aqui será registrado o andar de alguns trabalhos meus, espero que sejam úteis e possam instigar outras pessoas a também iniciar seus próprios projetos. Entretanto, ocasionalmente pode aparecer alguma coisa estranha aqui, fora do tema. Um devaneio ocasional...
Enfim... Nada mais normal

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008 EdiTed aNd MoDiFIed by Wurs

Back to TOP