Pecinhas do Comutador de marchas e tirantes.

16 de maio de 2011

Faz tempo que estou enrolando para fazer as peças do comutador, entretanto neste domingo resolvi pegar firme nesta tarefa. O comutador consiste em um “garfo” que move um acoplamento, este por sua vez comuta o movimento do eixo entre duas possíveis marchas mais um ponto neutro. Para realizar este movimento um eixo deve deslizar entre buchas de bronze, acionado por um servo. Este era o meu problema.
Levar o movimento do servo para dentro da caixa de marchas sem que fosse necessário enclausurar o servo em seu interior.
Para resolver isso, desenhei um manípulo que bascula o eixo. Vamos a confecção de suas peças.

Barra de ligação:
Esta é uma peça simples, apenas uma conexão que cria mais um link de movimento ao conjunto.
Riscando, furando e cortando a peça
Barrinha pronta.

Braço acionador:
Este é o braço que move o sistema, deve ser rígido e muito bem fixo ao eixo para não perder o sincronismo com o servo.
Bloco inicial de alumínio já riscado e marcado.
Furos e cortes iniciais, rosca para parafuso de aperto.

Peça semi-pronta, e posteriormente já com o rasgo interno para a barrinha articulada.

Uma vez as peças terminadas é hora de montar e acertar os detalhes.
 
Conjunto montado e posicionado no mancal da tampa.
Comutador completamente instalado
Visão macro, posteriormente montei a tampa e testei o sistema. Maravilha funciona perfeitamente. Entretanto ainda falta o servo e o seu sistema de acionamento. Mais algumas pecinhas para a lista.

Tirantes:
Aproveitei o tempo e já cortei os tirantes da direção, foi uma tarefa simples apenas medir e cortar os fusos, fixando a eles as rótulas M6.

 
Para evitar que o sistema fique forçando muito por estar sem os amortecedores, coloquei estes blocos de espuma. Sem eles os braços caem e passam do limite do curso previsto em projeto e nesta ficam suportados apenas pelos tirantes, o que não é bom.

Corrente:
Além dos tirantes da direção, já cortei e montei a corrente que interliga o motor a caixa de marchas. Usei uma emenda comum para unir a corrente e ela ficou relativamente esticada. Mas ainda penso em colocar um esticador com mola para evitar que a corrente saia do lugar, caso o motor se mova. (Pois seu suporte possui amortecedores de borracha, e permite certo grau de flexão.)

0 comentários:

Sobre a Oficina

A Oficina foi especialmente criada para servir como canal de divulgação e incentivo a projetos "DIY". (Faça você mesmo!)
Aqui será registrado o andar de alguns trabalhos meus, espero que sejam úteis e possam instigar outras pessoas a também iniciar seus próprios projetos. Entretanto, ocasionalmente pode aparecer alguma coisa estranha aqui, fora do tema. Um devaneio ocasional...
Enfim... Nada mais normal

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008 EdiTed aNd MoDiFIed by Wurs

Back to TOP