Desmontando Flipper e Lançador

13 de maio de 2011

Finalmente Sexta Feira.
E uma Sexta Feira especial, 13.
Superstições a parte, não podia perder a oportunidade de postar alguma coisa nesta data, assim reuni algumas coisas que já estavam pendentes do Pinball e trago agora algumas novidades.
Depois que as peças compradas com o Steve chegaram, comecei a notar que muitas outras ainda seriam necessárias. Algumas peças que não havia visto antes estavam bem deterioradas e necessitam de troca. Nesta é que notei que o suporte plástico de um flipper estava trincado e o outro já envelhecido. Assim, resolvi desmontar o conjunto para avaliar melhor o estado das outras peças.
Embora as bobinas estejam operando normalmente, os itens mecânicos a sua volta estão bem gastos e os parafusos, soltos. Assim comecei pela pior.
A “luva” onde o núcleo metálico desliza estava com uma bela folga e sua borda toda quebrada por choques da haste do Flipper. O que não devia ocorrer, já que a haste devia parar antes de bater na luva.
Uma vez retirada a bobina, vamos para o resto do mecanismo
Todo o sistema estava muito sujo, sendo que o correto dele é trabalhar “a seco” e não cheio de graxa, como estava. O eixo com o apoio do Flipper estava ótimo e depois de limpo não mostrou nenhuma marca de oxidação. Já o resto do conjunto está com folgas gigantes. Totalmente desconjuntado e solto.
Depois de limpo e desmontado é possível entender o motivo. O braço móvel está com os furos tão gastos que já viraram rasgos compridos, com isso ele começou a bater na luva o que a destruiu também. A peça que suporta o eixo e a mola está ótima, sem nenhum defeito. Já o núcleo, parece ser “caseiro” tem várias marcas de morça e muitas outras de esmeril.
Resolvido as peças do Flipper, fui levantar o estado do lançador da bolinha.
O espelho que devia ser cromado, junto com o suporte plástico já era. Mais uma peça pra caçar nos lotes antigos de NOS do Steve.
As molas do lançador eu já havia comprado por poucos centavos de dólar, mas não lembrava que o eixo estava tão oxidado. Desmontei para ver seu estado e descobri que também tem alguns acertos feitos no esmeril e lima. Mesmo assim tem conserto, mas se encontrar uma nova vai fácil.
Detalhe curioso: O antigo dono desta máquina, nas gambiarras para mantê-la, deve ter perdido estas arruelas originais. Entretanto resolveu o problema de maneira bem única. Furou 3 moedas e Cruzeiro. Hahahah porque moedas? Pra dar sorte? Vai saber...

Por hoje é só, Feliz Sexta Feira 13 pra todas as Criaturas da Noite!
Grande Abraço e até a próxima.

1 comentários:

Marcos Passos 13 de junho de 2011 às 09:12  

Hahaha, que coincidência! Sempre tive vontade de ter um desses em casa. Vai ficar para um próximo projeto! =)

Sobre a Oficina

A Oficina foi especialmente criada para servir como canal de divulgação e incentivo a projetos "DIY". (Faça você mesmo!)
Aqui será registrado o andar de alguns trabalhos meus, espero que sejam úteis e possam instigar outras pessoas a também iniciar seus próprios projetos. Entretanto, ocasionalmente pode aparecer alguma coisa estranha aqui, fora do tema. Um devaneio ocasional...
Enfim... Nada mais normal

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008 EdiTed aNd MoDiFIed by Wurs

Back to TOP