Soldando Aço Inox: Chassi / 2

9 de abril de 2011

Depois de muitos dias sem encontrar tempo para postar as novidades, estou de volta.
Finalmente chegou a lateral da caixa de marchas que estava faltando, foram mais de dois meses de muita ranhetação até que a peça viesse. Uma vez aqui, já é possível soldar a traseira do chassi.
Enquanto esta peça não chegava, terminei as partes do sistema de direção (suportes e tirantes de fixação), mas não vou abrir um tópico sobre isso não, estou um pouco corrido. Assim, já vão ver o resultado nesta montagem de hoje de uma vez só.

Soldando a Caixa de Marchas.

Esta é a ultima vez que poderemos ver a caixa aberta. Uma vez soldada, tudo isso ficará escondido. Assim, aproveitei para mostrar mais alguns detalhes antes que o sistema seja fechado para sempre.
Caixa aberta, sem laterais ou mesmo fundo.
 
Vista da caixa em detalhe, mostrando engrenamento.
Lateral com parafusos segurando porcas no verso. Porcas que ficarão soldadas a parede da caixa juntamente com os braços da foto.
Início da solda, fixando os pontos de encaixe.
Detalhe da lateral.
Depois de soldados todos os encaixes, é hora de retirar todos os mancais e eixos que auxiliaram a manter a caixa alinhada durante a solda. Por fim, soldei todas as abas de contato para garantir (tentar!) a estanqueidade do óleo. Claro que sei que não ficará 100%, e que muitas vezes a solda deixa porosidades e pequenos furos, por onde o óleo irá escapar. Assim, ao fim da montagem pretendo isolar as quinas internas da caixa com algum tipo de silicone para junta de motor, ou mesmo epóxi.
Caixa pronta
Detalhe das porcas fixas na parede interna da caixa.

Soldando o chassi todo.

Agora que a caixa está pronta, juntei-a ao chassi, alinhei e soldei tudo.
Depois, voltei outro dia para rever as soldas, melhorar algumas e fechar as que ficaram com furos. Até que o sistema ficou bem alinhado frente ao tanto que o processo de solda empena as coisas.
Ao adicionar todos os eixos na caixa, três ficaram com giro bem leve. Mas o principal ficou um pouco "carregado", problemas de empenamento da chapa lateral, mas não é impeditivo ao funcionamento. Rodar, roda! Nada que uns minutos de amaciamento não resolvam (ou umas marteladas, hehehe).
Estrutura montada (lado direito)
Detalhe do sistema de direção (sem os servos)
Estrutura montada (lado esquerdo)
O motor ainda não está preso, falta desenvolver uma fixação decente para ele assim como soldá-la alinhada a caixa de marchas.
O disco de freio da direita também não tem a posição da pinça definida, resta montar um suporte para ela, e como tudo, soldar! Hehe

Muitas outras coisas já estão prontas ou "em vias de ficar", assim que puder solto mais notícias.
Grande abraço e até a próxima.
Wurs

3 comentários:

Leo Sigma 10 de abril de 2011 às 17:26  

Ta ficando Animal Wurs!!!!! Quero ver seu filho pronto!!!!
Abração!
Sigma.

Marcos Passos 13 de abril de 2011 às 11:07  

Olá Wurs, tudo bom? Venho acompanhando seu blog há algum tempo, mais exatamente quando comecei a fazer meu Segway Offroad. Estou tendo alguns problemas para criar o dispositivo que acopla o guidão ao corpo do Segway. Queria trocar uma idéia com você para ver se você idéia quanto à isso.

Você poderia me passar um e-mail ou msn?

Abração,
Marcos

Wurs 13 de abril de 2011 às 17:35  

Valew Sigma! :D
Agora está andando mais rápido. Quando o Chassi fica pronto, todo o resto vem junto, hehehe. Fim de semana vou tentar postar mais fotos.

Marcos Passos, que legal que esteja acompanhando o Blog. Já que tem conta na Robocore, você pode me contactar por Mensagem Privada (pm). É só mandar um Alô que já lhe envio email para contato. Veja no Link: http://www.robocore.net/modules.php?name=GR_UserInfo&u=788
Grande Abraço

Wurs

Sobre a Oficina

A Oficina foi especialmente criada para servir como canal de divulgação e incentivo a projetos "DIY". (Faça você mesmo!)
Aqui será registrado o andar de alguns trabalhos meus, espero que sejam úteis e possam instigar outras pessoas a também iniciar seus próprios projetos. Entretanto, ocasionalmente pode aparecer alguma coisa estranha aqui, fora do tema. Um devaneio ocasional...
Enfim... Nada mais normal

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008 EdiTed aNd MoDiFIed by Wurs

Back to TOP