Soldando Aço Inox e suportes roda traseira

3 de março de 2011

Mais um dia de jornada dupla, sair do trabalho, tomar café e colar na faculdade pra usar a oficina.
Desta vez, eu tinha que acertar o eixo traseiro para que a engrenagem dele encaixasse e também fixar uma infinidade de porcas nas chapas do carrinho. Estas porcas serão soldadas para que os furos fiquem com uma rosca fixa, afinal são pontos onde não existe a possibilidade de colocar uma chave para segurar a porca.
Feito isso, levei o material para a oficina que tem o transformador para soldar as partes.
Comprei de antemão alguns eletrodos especiais para inox (6130) e comecei com as peças simples, as porcas e os suportes das rodas.
Fiquei muito surpreso com o comportamento do inox, é muito melhor de soldar do que um aço simples (sempre pensei que fosse o contrário!). O cordão fica limpo e homogêneo e cola no lugar certo (não fica torto!).
E o mais impressionante:
Faço a primeira solda, ao tirar o eletrodo começam sonoros “Plic! Plic!” assim que vejo, a camada de escória estava trincando e pulando fora do cordão como pipoca!! Nem foi preciso ficar batendo martelo, ou ponta nenhuma. A escória saiu “estourando” sozinha. Acredito que pela diferença de dilatação entre ela e o inox. Mas foi impressionante, muito melhor do que as soldas com 6013 e aço SAE1020 onde a escória fica grudada e só sai na pancada.
Primeiras peças soldadas
Aqui os suportes traseiros já receberam uma parte dos tubos com as orelhas. Estes suportes vão ficar uma mistureba de metais, porque cada coisa veio de um lugar. Mas não importa muito, pois no fim vou pintá-los mesmo. Já o Chassi ficará em inox puro, brilhante e sem tinta.
Algumas horas depois e todas as peças estavam soldadas. Este “garfo” feito com tubos será a base do chassi do projeto. Tive que montar ele primeiro para que servisse de apoio as peças futuras sem que desalinhe durante a montagem.
Feito todas as etapas de solda, peguei os suportes traseiros para acertar os furos dos rolamentos. Com a solda, estas peças deformam um pouco e isso impede que o rolamento entre. Ai vai a velha lixa pra ferro e paciência.
Finalmente o sistema montado! E a noite já era alta, hora de ir pra casa.
Até mais.

0 comentários:

Sobre a Oficina

A Oficina foi especialmente criada para servir como canal de divulgação e incentivo a projetos "DIY". (Faça você mesmo!)
Aqui será registrado o andar de alguns trabalhos meus, espero que sejam úteis e possam instigar outras pessoas a também iniciar seus próprios projetos. Entretanto, ocasionalmente pode aparecer alguma coisa estranha aqui, fora do tema. Um devaneio ocasional...
Enfim... Nada mais normal

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008 EdiTed aNd MoDiFIed by Wurs

Back to TOP