Usinando o Bloco do Motor

16 de fevereiro de 2011

Sair usinando uma peça cara e frágil como o bloco de um motor é a última saída em um projeto. Os blocos possuem muitos furos e canais e a chance de você furar algo que não pode é alta. Também pode acabar deixando alguma parede importante muito fina e ai a zica é grande.
Tomei esta atitude doida pois não havia outra forma. A corrente passa muito próxima da carcaça do motor na parte de baixo (até ai, tudo bem). Mas na parte de cima ela bate no ressalto que fixa o sabre da motosserra (ai, já era!). Assim teria que usinar esta parte do bloco.
Fixei o motor na mesa da fresa com o auxílio de alguns calços e grampos, retirei as outras partes do motor para não atrapalhar na usinagem e não correr o risco que quebrar algo.
Este retângulo que fixa o sabre é que iremos retirar, ele tem aproximadamente uns 6mm de altura. Ele não tem nenhuma relação com o motor e a sua localização é sobre o tanque de óleo para corrente, que não será mais usado. Logo, não existe nenhum risco de dar Zebra.
Lá vamos nós!!
Trabalho feito, maravilha. Ficou retinho e sem contratempos durante o corte. O material do bloco (liga de alumínio e antimônio) é mole e usina muito fácil.
Com tempo sobrando na fresa, aproveitei o bonde.
Resolvi abrir os furos da polia de partida para que melhore a ventilação por ela. Acabei ligando alguns furos também ganhando mais espaço ainda.
O resultado final ficou bem a contento.
Agora o próximo passo é adaptar a bomba de óleo do motor. Vamos ver se amanhã sobra um tempo e já mato isso.

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Sobre a Oficina

A Oficina foi especialmente criada para servir como canal de divulgação e incentivo a projetos "DIY". (Faça você mesmo!)
Aqui será registrado o andar de alguns trabalhos meus, espero que sejam úteis e possam instigar outras pessoas a também iniciar seus próprios projetos. Entretanto, ocasionalmente pode aparecer alguma coisa estranha aqui, fora do tema. Um devaneio ocasional...
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