Cotovelo para receber linha de óleo.

14 de fevereiro de 2011

Depois de mostrar como será o sistema de lubrificação das engrenagens, faltava criar um bico que unisse a tubulação da bomba de óleo ao mancal que suporta o eixo.
Apenas com algumas idéias na cabeça peguei um pequeno retalho de alumínio.
Pensei em criar uma furação nele e por ela, conduzir o óleo, para isso ele teria que ter uma conexão com rosca ao mancal e um bico para receber a mangueira de óleo.
Comecei riscando e cortando um pedaço do bloco criando um “L”. A partir disso, fui para o famoso torno de 3 castanhas bem caquético e comecei minhas mágicas. Algum tempo depois já havia conseguido chegar neste ponto:
Já é um belo começo, mas não pude fazer nenhuma furação usando o mandril do torno, pois o contra ponto dele é desalinhado... Assim, a furação ficou a cargo da furadeira de bancada. Muita paciência, uma morça, alguns grampos e voilá!
A rosca, fiz com um cossinete, já que o torno também está com o avanço automático quebrado. Mas com o cossinete fica pró! Muito bom.
Agora é só rosquear ao mancal, conectar a mangueira e o sistema está pronto. Usei apenas um pedaço da mangueira como padrão para não ficar levando metros de mangueira na mochila atoa. Na hora de montar este sistema em definitivo vou usar um pouco de fita de teflon (veda rosca) para vedar e uma braçadeira no tubo, tudo para garantir a estanqueidade.
Com o a usinagem feita, passei a solda, mas isso é assunto para um outro post.

0 comentários:

Sobre a Oficina

A Oficina foi especialmente criada para servir como canal de divulgação e incentivo a projetos "DIY". (Faça você mesmo!)
Aqui será registrado o andar de alguns trabalhos meus, espero que sejam úteis e possam instigar outras pessoas a também iniciar seus próprios projetos. Entretanto, ocasionalmente pode aparecer alguma coisa estranha aqui, fora do tema. Um devaneio ocasional...
Enfim... Nada mais normal

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008 EdiTed aNd MoDiFIed by Wurs

Back to TOP