Cementação do pinhão da corrente.

28 de fevereiro de 2011

O pinhão da corrente apresentado anteriormente, é feito em Aço SAE-1020. Como todas as engrenagens de correntes comerciais, ele é feito em aço de baixo carbono. Como a embreagem onde o pinhão irá encaixar é feita de um aço muito mais duro e ainda por cima é nitretada, ela acaba desgastando muito as peças nela encaixadas. Comendo os encaixes das polias e pinhões totalmente.
Assim, para dar uma maior durabilidade na minha transmissão, eu precisava cementar o pinhão e temperá-lo.
Deixei o pinhão na CNW para aproveitar e pegar carona em algum pedido de têmpera. Mas nunca que o pessoal lá mandava algo para temperar. Nesta foi mais de 1 mês de espera.
Depois de tanto tempo comentei com o Murilo (vulgo "Pedreiro") que precisava cementar/temperar uma peça e ele se prontificou a me ajudar levando a mesma para o laboratório de têmpera da faculdade.
Semana passada pegue o pinhão já pronto.
 

Ficou jóia! Valew Pedreiro!!!

2 comentários:

Mauro 17 de abril de 2011 às 22:33  

Oi Wurs, sou aluno da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), curso engenharia mecânica e junto à um amigo estamos começando um projeto destinado a construir um protótipo de baixo consumo de combustível. Temos como meta participar da Maratona Universitária da Eficiência Energética, para podermos aplicar os principios e teorias aprendidas nas salas de aula, e também para termos contato com a parte prática e seus desafios.

Dei uma olhada no blog e vi que você tem muita experiencia, portanto queria saber se você poderia nos ajudar... Meu e-mail é: mauro_correa@hotmail.com Gostaria de saber seu e-mail para podermos entrar em contato direto,

Grato pela atenção,

Mauro Luiz Corrêa

Wurs 18 de abril de 2011 às 01:11  

Fala Mauro, tranqüilo?

Conheço o evento da Maratona Universitária da Eficiência Energética, é uma ótima oportunidade para aprender e desenvolver o espírito de engenheiro, hehehhe.

Tenho os contatos da Equipe de Itajubá. Caso queira, posso passar também.

O Site deles é este: http://www.ecoveiculo.unifei.edu.br/

Grande Abraço
Wurs

Sobre a Oficina

A Oficina foi especialmente criada para servir como canal de divulgação e incentivo a projetos "DIY". (Faça você mesmo!)
Aqui será registrado o andar de alguns trabalhos meus, espero que sejam úteis e possam instigar outras pessoas a também iniciar seus próprios projetos. Entretanto, ocasionalmente pode aparecer alguma coisa estranha aqui, fora do tema. Um devaneio ocasional...
Enfim... Nada mais normal

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008 EdiTed aNd MoDiFIed by Wurs

Back to TOP