Os Mancais Chegaram!

31 de agosto de 2010

Contra todas as expectativas, finalmente os mancais ficaram prontos! Já era tempo!
Estava hoje almoçando quando recebi uma ligação do Veiga para avisar que finalmente havia feito os mancais. No final do dia dei um pulo lá para pega-los.
Embora todo o enorme atraso (uns 3 meses) , o trabalho ficou muito bom. Fora que o Veiga simpatizou com a causa e praticamente só cobrou um valor simbólico pela mão de obra e material. Presentão mesmo. Muito legal da parte dele querer ajudar com o projeto.
Junto aos mancais, eu havia deixado o desenho do suporte dos braços da direção. Que era uma peça bem chatinha e ficou muito bem feita.
Os suportes funcionam aos pares e sustentam o sistema de amortecimento e rodas por completo, vejam mais neste link.

Mancais:
 
Caramba, realmente é uma infinidade de mancais de todos os tipos e modelos.
Entretanto, ao observá-los mais de perto pude separá-los em dois grupos:
 
Os mancais feitos em Alumínio 5052 ou 6061 (material bom)
E os mancais feitos .... é... disso!???

Puts! Eu já tinha visto este material antes. Vi esta "joça" no mancal da roda do NEON há muito tempo atrás. Era um tipo de alumínio “FFQ” (Fundido em Fundo de Quintal). Uma mistura de lixo de usinagem com latinhas de cerveja e sucata. Enfim, uma droga de material, poroso como pedra-pome. Engraçado que isso teima em aparecer aqui em Itajubá! Que coisa!
Eu sabia que o pessoal da usinagem disse que tinha alguns retalhos de alumínio e que os usariam para baratear meu custo, entretanto se eu soubesse que ia usar “isso”, eu teria pago o material a mais na boa!
Se eu fosse usar este mancal para algum eixo que sofresse impacto direto, estava lascado! Não dá pra usar nem a pau.
Mas, como será um eixo estático, apenas com carga das engrenagens... vai!
Caso quebre (que acho que não vai) ralo pra fazer um bom.

Por fim, uma das jogadas para baratear um pouco a usinagem foi não pedir nenhum furo roscado. Deixei para fazer isso por conta própria, o que na faculdade fica fácil.
Vou ver se faço isso amanhã à noite, hehehehe
Até a próxima.

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Porca da direção e outras montagens

27 de agosto de 2010

Saindo do estágio esta semana passei na Loja do Gil para ver se descolava uma porca "M16 rosca fina." Normalmente lá não tem nada que saia um pouco do comum, mas como é uma das únicas lojas da cidade não tive muita escolha. Ao chegar lá, grande surpresa! Tinha! Então já aproveitei e levei alguns M4 que precisava e com isso já foi possível montar algumas partes como o disco de freio e o sistema de direção.

Algumas semanas atrás, quando peguei as peças na usinagem, devido a rebarbas e alguns décimos de milímetro de erro os sistemas não encaixaram. Assim tive que esperar até que vagasse uma tarde para ir à oficina da faculdade acertá-las. Agora que tudo está redondinho, vejam como ficou:
Sistema de transmissão das rodas traseiras montado.
Ainda não tive como cortar o pino da transmissão, mas logo faço. Nota-se que já abri alguns rolamentos XingLing, até que os rolamentos são bons, esperava menos deles, hehehehe. Isso porque ainda não testei se são duráveis, aí é outra história.
Espero que semana que vem já tenha os eixos para postar aqui.
Até!

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Sistema de direção pronto

21 de agosto de 2010

Recebi um email do Wellington da CNW comunicando que havia terminado as pecinhas referentes ao Absorvedor de Impactos. Fui correndo pegar! Estava ansioso para ver este sistema pronto, pois era algo muito doido, e eu queria ver isso funcionando para tirar a prova real.
Depois de montado e testado aprovei, realmente acho que vai funcionar bem. Só a pressão da mola que certamente deverá ser calibrada, mas isso já era previsto. Para tanto existe uma rosca no eixo que calibra a pressão através de uma porca.
Peças recém chegadas da usinagem, ficaram lindas.
Adicionando a mola e as peças anteriormente cortadas no Laser.
Sistema completo, falta só a porca de rosca fina e parafusos.
Grande abraço e bons projetos a todos!

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Peças de aço cortadas a Laser

18 de agosto de 2010

Durante o projeto deste veículo, fiz o possível para simplificar sua construção, afinal não disponho de muitas ferramentas em casa nem mesmo de maquinário para acerta-las. O maior trunfo desta idéia era cortar o chassi a partir de uma chapa plana e montá-lo com encaixes, como um brinquedo de madeira. Esta idéia, embora boa, tropeçava com a dificuldade em encontrar empresas próximas que tivessem este serviço ou pudessem aceitar este pequeno lote a um preço camarada. Foi então que depois de conversar com o Pizzi e o Gianotti, consegui o amparo da Equipe de robótica da universidade para auxiliar nesta empreitada. Valew Uai!rrior!
Bem, vamos abrir esta caixa!
Aqui a primeira surpresa!! Inicialmente todos os desenhos foram mandados para que fossem cortados em Aço simples (SAE1020), pois as peças seriam soldadas posteriormente. Entretanto a empresa, devido a falta de uma chapa de SAE1020 na espessura pedida, usou esta de Inox!
Caramba!! Povo Doido!
Bem, por mim, Maravilha! Vai ficar muito mais fera, agora nem vou mais pintar.
O que complicou, é que eu iria comprar tubos normais para soldar ao chassi e formar a “gaiola”, e agora terei que caçar tubos em inox. O que é bem mais caro.
E a solda, que em aços simples é fácil, no inox complica um pouco.
Entretanto, já que veio assim, vamos encarar o desafio que vale apena.
 Montando ...
Chassi traseiro e dianteiro montados.


Montagem parcial do projeto
Com este monte de peças prontas, é claro que eu não ia perder a oportunidade de tirar todas as quinquilharias das caixas e montar o carro todo. Apenas pelo gostinho de ver como está ficando. Vamos lá:
Início, só com a moto-serra. Puts! Vai ficar enorme! Hehehehehe.
Completo! Com todas as peças usinadas até então, servos da direção, molas, freio e disco de freio.
 Vista frontal e traseira.
Agora com as Rodas!!!
Isso tá ficando bem pesado, ainda bem que está sobrando motor.

Antes de sair soldando qualquer coisa, vou ter que esperar os eixos e mancais chegarem. Tenho que conferir as medidas dos furos das caixas de redução e ver se o encaixe das engrenagens está batendo com tranqüilidade. Caso eu tenha errado algum cálculo de módulo de engrenagem, ou de distância entre centros, terei que fazer novamente a lateral da caixa de marchas. Ainda bem que são só duas peças.
E ai Gostaram? Comentem... Abraços

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Cubos de Roda

14 de agosto de 2010

Depois de muita espera para que os eixos ficassem prontos na Leican, desisti. O pessoal lá não quer fazer e aparentemente vai continuar a me enrolar até o fim dos tempos. Assim, resolvi deixá-los na Cinit, onde já estavam algumas peças simples e onde o serviço tem rendido. Hoje estive lá para pegar as primeiras peças. E para minha surpresa os eixos já estavam parcialmente feitos. Uau! Maravilha! Assim, semana que vem os mesmos já devem estar prontos também. Agora faltam só os mancais.
Esta é outra "Lenda", foram as primeiras peças que deixei em uma usinagem e até hoje, nada!
Bem, segue uma foto das peças de hoje. Até Mais.

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De volta as origens

4 de agosto de 2010

Desde que comecei a arrumar este pinball já vi que havia uma grande "gambiarra" na base do Playfield. Agora é possível começar a arrumar isso.
Com uma lixa fina retirei a tinta que encobria a alteração.
Agora é possível ver onde ficavam os contatos e lâmpadas que foram retirados da máquina.
Por baixo a "gambiarra" fica clara, veja estes toquinhos de madeira fechando o antigo espaço da chave elétrica e do soquete, assim como os antigos furos de parafuso e fios que foram cortados.
 Bem, chega de papo e vamos ao que interessa...


Depois de refeitos e lixados os furos já podem receber as peças novas.
Muito legal que o soquete encaixou perfeitamente no local do antigo, só estou com falta das chaves, mas isso é uma questão de tempo.
Lâmpada "teste" no lugar. Maravilha!
Agora é descolar estas chaves e já será possível refazer este sistema elétrico.
Até mais...

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Torres brancas novamente

2 de agosto de 2010

Desta vez removi todas as torres da mesa para limpar. Tive muita sorte de não estar faltando nenhuma, caso contrário complicaria minha vida, pois não as encontrei em nenhum lugar na internet.
Todas as torres removidas, algumas muito manchadas de ferrugem, amareladas e ressecadas pelo tempo
Depois de retirar os suportes, fica claro o números de modificações e reparos que esta máquina já teve. Veja a grande quantidade de furos abertos na mesa que estavam encobertos. Todos deverão ser fechados a fim de retornar a posição das peças para o original de fábrica.
Algumas peças ainda estavam incrustadas de tintas e pedaços de borrachas antigas, o que dificultou um pouco a limpeza. Depois de lavadas todas foram imersas em um pote com um pouco de Cloro. Esta foi uma dica que o Carlos"Cacunda" havia me dado para limpar plásticos sujos e amarelados e que estou colocando em prática agora, vamos ver se funciona.
Logo depois retirei todos os refletores das lâmpadas, para limpar e desentortá-los, pois como são de alumínio, com a troca de peças muitos acabaram se deformando.
 Refletores das lâmpadas limpos e retos novamente.
Agora, vamos ver como ficaram as torres.
Ficou ótimo! Perto de como as peças estavam não tem nem comparação. Claro que nem todas branquearam como o esperado, entretanto como os plásticos são levemente amarelos, isso passará despercebido facilmente.
Grande abraço e até a próxima.

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Sobre a Oficina

A Oficina foi especialmente criada para servir como canal de divulgação e incentivo a projetos "DIY". (Faça você mesmo!)
Aqui será registrado o andar de alguns trabalhos meus, espero que sejam úteis e possam instigar outras pessoas a também iniciar seus próprios projetos. Entretanto, ocasionalmente pode aparecer alguma coisa estranha aqui, fora do tema. Um devaneio ocasional...
Enfim... Nada mais normal

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