As Peças do Pinball Chegaram!

29 de junho de 2010

Chegaram as peças que encomendei no site do Steve, o The Pinball Resource.

Fiquei impressionado com os correios, a caixa chegou hoje, e foi enviada dia 8 de Junho.
Isso dá 21 dias! Nunca antes recebi uma encomenda internacional tão rápido! Uau!!
Três semanas pra isso é praticamente surreal. Ainda mais sendo que a mesma foi enviada por correio simples, não expresso.
E a segunda coisa inimaginável, foi que a caixa passou reto pela alfândega sem ser taxada. Normalmente caixas com valor acima de $50 dólares costumam ser tarifadas e eu já esperava o pior, quando surpreendentemente esta caixa passa ilesa! Maravilha!
Sendo assim, vamos às novidades:
Este esquemático do circuito elétrico veio para salvar. Pois de nada adiantava comprar várias peças de substituição, deixando a máquina bonitinha, mas sem fazê-la funcionar.
Com isso a restauração pode começar!
Só me falta tempo, nas próximas duas semanas nem poderei olhar pra isso.

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Descoberta de outro sistema de Tilt

19 de junho de 2010

Depois de fuçar em alguns sistemas da máquina, um que eu não descobria o uso era o de uma chave posicionada embaixo de uma chapa metálica furada. Sem uso aparente nenhum, e sem nada que tocasse a chave.
Mistério!
Depois de muita pesquisa encontrei uma foto da máquina “Cleópatra” (5 anos mais nova), e nela descobri o real funcionamento desta peça, isso se trata de um trilho por onde corre uma bola de Pinball e que ocasionalmente aciona a chave misteriosa.
Foto do sistema de Tilt como se encontra na maquina a ser restaurada
Nesta foto encontrada na Internet é possível ver a Bolinha posicionada no trilho.

Agora é possível entender o funcionamento disso. Caso a mesa fosse erguida para “roubar” no jogo, a bolinha deslizava pelo trilho e fechava a chave acionando o Tilt.
Entretanto é engraçado um sistema deste junto ao pêndulo.
Pois o pêndulo já é feito para pegar este tipo de trapaça.
Talvez em ângulos pequenos isso não funcionasse, fazendo-se necessário a bolinha.
Enfim... Mistério!

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Desenhos Encaminhados

15 de junho de 2010

Hoje consegui encaminhar os eixos para a Leican usinagem.
Agora só ficam faltando as peças da transmissão (cardan e conexões da junta universal) e uma engrenagem de corrente que a Leican não tem como chavetar.
Anda complicado conseguir espaço nas empresas de usinagem de Itajubá. Com o aquecimento da Economia todas ficaram lotadas de serviço, normalmente da Mahle e da Areva, e com isso as ferramentarias tem negado serviços novos. Felizmente estou encontrando alguma brecha nas empresas menores.
Entretanto os prazos não são os melhores.
Só vou ver estas peças lá pra meio de julho, se tiver sorte!

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Desenhos 2D em Papel

12 de junho de 2010

Algumas peças do protótipo serão um pouco complexas para usinar na faculdade. Basicamente porque não tenho tido muito tempo para isso, (estágio e faculdade junto pesa) e também porque o uso da ferramentaria da faculdade nem sempre está aberta aos alunos nos horários em que os alunos têm livre. (Entre 18:00hs e 5:00 da madrugada principalmente, hehehe)
Assim, separei todos os desenhos que eu poderia fazer em horas vagas e os que deveria mandar para alguma empresa.
A primeira leva de desenhos foram os mancais da caixa de marchas e os suportes da direção. Passei todos os modelos 3D para planificações 2D, imprimi e fui a procura de uma usinagem camarada.
Consegui um ótimo negócio com uma pequena usinagem da região de Itajubá, chamada Carvita, que topou fazer os desenhos por um preço muito bacana. Infelizmente, para isso não pude exigir prazo, e como a empresa já estava com outros serviços na fila estes mancais só devem ficar prontos no fim de Junho/ começo de Julho.

Ainda tenho outras peças que preciso despachar se quiser ver o projeto funcionando logo.
Assim resolvi fechar os desenhos que estavam sem destino.
Esta semana fui pegando os desenhos nos tempos livres e quinta fechei praticamente todos.

Nossa! Uma montanha de desenhos
Um mundo repleto de cotas, cortes e tolerâncias. Em montanhas de papel.
Entre eles dois bravos guerreiros, que avistam ao longe o desafio a ser vencido!
A batalha se aproxima! Tensão no ar...
E Agora? Serão nossos bravos guerreiros vitoriosos?
Enfrentarão os desafios impostos pelo destino?
Bem... Estas são cenas dos próximos capítulos
Até lá!

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Comprando Novas Peças Velhas

11 de junho de 2010

Vou abrir a postagem com um folder do Pinball, que foi lançado em Março de 72. Encontrei em minhas procurar por peças da máquina e anexei ao material que já tenho sobre ela. Fica aqui para curiosidade de vocês.
Procurando lojas virtuais de Pinball:
Comecei a revirar a Net a procura de lojas virtuais que possuíssem os itens de substituição desta máquina. Encontrei muitos sites, alguns bons outros não tanto. Enfim, vamos a eles;

Best of Pinball: www.bestofpinball.de
Neste site, que acho que é alemão, tem muita coisa legal.
Se você procurar pelo modelo da máquina, cairá neste link: Pesquisa por modelo
Onde verá que a loja possui muitos itens de substituição.
Entretanto o site só aceita Euro, e depois de algumas comparações vi que ele está muito caro.
Um jogo completo de borrachas novas nele fica 16 euros (~35 reais) contra a média de 14 dólares dos sites americanos (~25 reais). 
Logo, variado, bacana, mas caro! Próximo...

Lakeside pinball parts: www.lakesidepinballparts.com
Este é o site certo para quem procura por peças um pouco mais novas, possuem muita coisa da Stern e da Bally. Encontrei bastante coisa, mas muito pouco que sirva na Flying Carpet.
Desta maquina antiga, a única coisa que tem neste site é o mesmo que todos:
- Lâmpadas (#44 e #47)
- Borrachas (pois ainda são os mesmos padrões de hoje)
- Bolinha (1- 1/16”) Padrão das antigas...
Até achei o Flipper de 3“ pra trocar, mas não era original e sim um liso, simples.
Assim, nada feito! Pra comprar lâmpadas compro em outro site. Próximo:

Game room Guys: www.gameroomguys.com
Este site tem pouca coisa de pinball, só o básico: Bolinhas, lâmpadas, e borrachas.
Mas muito caro. Cobram mais de 5 dólares por uma bolinha, quando outros sites pedem menos de 2 dólares.

Este site é muito famoso, pois tem pagamento fácil, e manda pra onde quiser. O site tem um sistema de busca por nome da máquina, ou fabricante. Embora útil, veja o que ele tem do modelo que procuro: busca Flying Carpet
O mínimo do mínimo. 2 itens
Borrachinhas... a um bom preço! Muito bom.
E o melhor de todos os achados, o esquemático elétrico da máquina.
Uau! Isso é dahora... Vamos guardar este link!
Pena é o sistema deles de envio, só por Fedex ou USPS Super Plus Veloz Truco! Fica mais caro do que o que vou comprar no site. E de resto, o mesmo de sempre. Lâmpadas e bolinhas. Nada demais.

The Pinball Shop: www.thepinballshop.com
Uma parte desta loja é tipo um desmanche, tem muitas peças de máquinas antigas que foram desmontadas. A outra parte é de peças novas, ou N.O.S. (New Old Stock) peças que nunca foram usadas, estão como novo, mas foram fabricadas a mais de 20 anos atrás.
Neste site, tem o básico também, borrachinha, lâmpada, etc... Mas encontrei as capas dos Bumpers novinhas, e outras curiosidades.
É um ótimo site para procurar peças de maquinas antigas.

The Pinball Resource: www.pbresource.com
Este é um site meio antigo mantido pelo Steve, em sua loja real ele arruma maquinas da Gottlieb desde 1977. Hehehehe acho que achamos nosso lugar!
O site tem algumas coisas em papel escaneado, anotações velhas onde o preço muda uma, duas vezes de valor. Mas... Tem tudo! É incrível, tem de tudo mesmo (de máquinas velhas claro, hehehe).
Aqui encontrei praticamente tudo o que precisava. E todas as peças ou são novas, ou são N.O.S. (New Old Stock). E o preço, comparado com todas as outras é o melhor de todos.
Escrevi alguns emails diretamente para o Steve e ele conseguiu o esquemático elétrico da máquina para mim. 
Maravilha!
O problema é que a loja é antiga, e não acostumada aos consumidores internacionais e nem virtuais. Não aceita métodos de pagamento eletrônico nem cartões de credito. Complicou bem minha vida. Para o Steve tudo sempre se resolve com uma “fone call” e um depósito na conta dele em um banco americano, hehehe. Não tinha como!
Depois de outros emails trocados combinei que mandaria o dinheiro por Western Union.
Fui até o Banco do Brasil, que sabia que fazia este tipo de remessa internacional, porém nas mesas cai com um funcionário estabanado, e que não conseguia nunca acertar o nome da cidade (Poughkeepsie, estado de Nova York) nominho infeliz o da cidade também. E sempre que ia fechar a remessa o sistema travava por demora no preenchimento dos dados. Outro funcionário veio ajudar, fez caca! Mandou, mas errou o nome da cidade também.
Enfim... um puro despreparo do banco, tanto dos funcionários que não sabiam fazer o Western Union, como do cara da mesa do banco que não sabia o mínimo de inglês. No fim depois de muita luta!! Consegui sair vivo da agência e com o pagamento feito. Ufa!
Agora é esperar as coisas chegarem!


Consegui praticamente todos os itens faltosos ou quebrados:
-1: Depois de algumas pesquisas na Net descobri o texto original que vem na máquina.
-2: Agora sabendo o texto original posso fazer cartões novos.
-3: Comprei 2 novos Flippers. Os antigos estavam quebrados e amarelados.
-4: Encontrei as guias verdes também!
-5: Todas as borrachinhas novas. Incluindo as dos Flippers.
-6: Infelizmente esta é a única peça que não existe em site nenhum, por preço nenhum. Assim terei que confeccionar este triângulo plástico do zero. Estou à caça do desenho em boa qualidade para poder criar um plástico novo.
Ainda tem muito que fazer quanto a isso!
Grande abraço

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Procurando por peças de uma Raça extinta.

4 de junho de 2010

Desde que comecei a reunir fotos para publicar sobre o Pinball tenho sentido a dificuldade de encontrar material sobre algo tão escasso. Pesquisando sobre o assunto no Brasil se encontra muita coisa da Taito (por ser nacional) e um pouco da Williams e outras importadas. Mas a maior parte das máquinas “velhas” é da década de 80 pra frente. Encontrei alguns sites "brasucas" com peças de antigas Eletro-Mecânicas, mas ou eram usadas (diga-se muito usadas) ou custavam caro demais para o que são.
Este problema se deve em grande parte a esta máquina em questão ser da Gottlieb, um marca americana e não nacional, e também devido ao fato de ser dos anos 70. Logo o melhor lugar para procurar este tipo de material é na terra onde o pinball foi feito, ou seja, EUA.
Existe até que uma grande quantidade de sites sobre pinballs, porém não são muitos os que têm peças de máquinas tão antigas. E aqueles que têm, nem sempre possuem as peças do modelo do pinball em questão.
Nesta, revirei muitos sites e fotos na net e fui descobrindo aos poucos o que estava errado nesta velha máquina. Bem como muitas informações importantes.
Esta é a foto de uma antiga Flying Carpet que encontrei na Net. Relativamente bem gasta, mas está completa, isso já vale muito.
Esta é a minha máquina. Só de olhar já se nota esta parte Azul central. De onde veio este azul? Outra coisa, onde estão as laterais originais? Com as guias verdes e os triângulos transparentes com figuras?
É! Dá pra ver que vou ter que refazer umas coisas do zero.
Peças como as guias verdes são muito raras de encontrar.
Só as vi em uns 2 sites.
Outra peça mais rara ainda são as tampas dos Bumpers, esta máquina tem 3 bumpers e 2 deles já estavam com os encaixes quebrados e completamente brancos, sem tinta nenhuma. Tentei repinta-los, mas não é a mesma coisa. Vou ver se os encontro novos (ou velhos, hehehe).
Por fim ainda estou decidindo se volto a pintura original da máquina, ou se mantenho as cores branca e azul que estão nela.
Estas são as cores originais
Notoriamente diferente não é mesmo? Fora que... parece que o desenho está invertido! Ai! Mais uma! Hehehhe

Até a próxima!

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Pesando as peças.

3 de junho de 2010

Fiz um levantamento dos pesos das peças do carro e agora já é possível ter uma idéia mais exata do que será este modelo.
Tinha medo que fica-se muito pesado, então de antemão já fiz muitos alívios e treliças nas chapas, tudo para que ficasse leve e ainda mantivesse a resistência.
Separei o chassi neste bloco de peças que me gerou um peso aproximado de 12Kg.
Comparado com um motor que pesa 5,5Kg... Uau! Ficou bem leve!
E vai sobrar motor neste modelo!

Tabelando todos os pesos temos:
- Chassis: 12,0 Kg
- Motor: 5,5 Kg
- Peças móveis, eixos e mancais: 2,4 Kg
- Rodas: 2,6 Kg
Total de 22,5 Kg

Se pensarmos que ainda vai alguns itens como:
- Fios
- Gasolina
- Solda das chapas
- Baterias (partida e rádio)
- Chaves, receptor, servos, parafusos, etc...
 Dá pra arredondar este número para 28 Kg.

Enquanto esta estimativa ficar abaixo de 30Kg pra mim está bom! Se ficar muito mais não vou conseguir carregar este carrinho pra nenhum lugar sem um carro de verdade, hehehhe.

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Sobre a Oficina

A Oficina foi especialmente criada para servir como canal de divulgação e incentivo a projetos "DIY". (Faça você mesmo!)
Aqui será registrado o andar de alguns trabalhos meus, espero que sejam úteis e possam instigar outras pessoas a também iniciar seus próprios projetos. Entretanto, ocasionalmente pode aparecer alguma coisa estranha aqui, fora do tema. Um devaneio ocasional...
Enfim... Nada mais normal

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