Os Mancais Chegaram!

31 de agosto de 2010

Contra todas as expectativas, finalmente os mancais ficaram prontos! Já era tempo!
Estava hoje almoçando quando recebi uma ligação do Veiga para avisar que finalmente havia feito os mancais. No final do dia dei um pulo lá para pega-los.
Embora todo o enorme atraso (uns 3 meses) , o trabalho ficou muito bom. Fora que o Veiga simpatizou com a causa e praticamente só cobrou um valor simbólico pela mão de obra e material. Presentão mesmo. Muito legal da parte dele querer ajudar com o projeto.
Junto aos mancais, eu havia deixado o desenho do suporte dos braços da direção. Que era uma peça bem chatinha e ficou muito bem feita.
Os suportes funcionam aos pares e sustentam o sistema de amortecimento e rodas por completo, vejam mais neste link.

Mancais:
 
Caramba, realmente é uma infinidade de mancais de todos os tipos e modelos.
Entretanto, ao observá-los mais de perto pude separá-los em dois grupos:
 
Os mancais feitos em Alumínio 5052 ou 6061 (material bom)
E os mancais feitos .... é... disso!???

Puts! Eu já tinha visto este material antes. Vi esta "joça" no mancal da roda do NEON há muito tempo atrás. Era um tipo de alumínio “FFQ” (Fundido em Fundo de Quintal). Uma mistura de lixo de usinagem com latinhas de cerveja e sucata. Enfim, uma droga de material, poroso como pedra-pome. Engraçado que isso teima em aparecer aqui em Itajubá! Que coisa!
Eu sabia que o pessoal da usinagem disse que tinha alguns retalhos de alumínio e que os usariam para baratear meu custo, entretanto se eu soubesse que ia usar “isso”, eu teria pago o material a mais na boa!
Se eu fosse usar este mancal para algum eixo que sofresse impacto direto, estava lascado! Não dá pra usar nem a pau.
Mas, como será um eixo estático, apenas com carga das engrenagens... vai!
Caso quebre (que acho que não vai) ralo pra fazer um bom.

Por fim, uma das jogadas para baratear um pouco a usinagem foi não pedir nenhum furo roscado. Deixei para fazer isso por conta própria, o que na faculdade fica fácil.
Vou ver se faço isso amanhã à noite, hehehehe
Até a próxima.

2 comentários:

Carlos 7 de setembro de 2010 às 20:05  

Poxa, sacanagem usar essa pedra pomes aí, não é possível que não viram que está todo comido. Você viu que tem uma mordida na escala dos furos no mancal da direita?! Cobre tudo com massinha.

Wurs 8 de setembro de 2010 às 22:09  

Então Carlos, está bem poroso mesmo. Nem sei se vale apena enxer estas porosidades com alguma massa, não sei se vai ajudar alguma coisa. Entretanto, nunca mais deixo a escolha do material por conta da usinagem. Este alumínio foi inacreditável. Podia usar qualquer um, menos isso! heheheh Que meleca!

Sobre a Oficina

A Oficina foi especialmente criada para servir como canal de divulgação e incentivo a projetos "DIY". (Faça você mesmo!)
Aqui será registrado o andar de alguns trabalhos meus, espero que sejam úteis e possam instigar outras pessoas a também iniciar seus próprios projetos. Entretanto, ocasionalmente pode aparecer alguma coisa estranha aqui, fora do tema. Um devaneio ocasional...
Enfim... Nada mais normal

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008 EdiTed aNd MoDiFIed by Wurs

Back to TOP