Procurando por peças de uma Raça extinta.

4 de junho de 2010

Desde que comecei a reunir fotos para publicar sobre o Pinball tenho sentido a dificuldade de encontrar material sobre algo tão escasso. Pesquisando sobre o assunto no Brasil se encontra muita coisa da Taito (por ser nacional) e um pouco da Williams e outras importadas. Mas a maior parte das máquinas “velhas” é da década de 80 pra frente. Encontrei alguns sites "brasucas" com peças de antigas Eletro-Mecânicas, mas ou eram usadas (diga-se muito usadas) ou custavam caro demais para o que são.
Este problema se deve em grande parte a esta máquina em questão ser da Gottlieb, um marca americana e não nacional, e também devido ao fato de ser dos anos 70. Logo o melhor lugar para procurar este tipo de material é na terra onde o pinball foi feito, ou seja, EUA.
Existe até que uma grande quantidade de sites sobre pinballs, porém não são muitos os que têm peças de máquinas tão antigas. E aqueles que têm, nem sempre possuem as peças do modelo do pinball em questão.
Nesta, revirei muitos sites e fotos na net e fui descobrindo aos poucos o que estava errado nesta velha máquina. Bem como muitas informações importantes.
Esta é a foto de uma antiga Flying Carpet que encontrei na Net. Relativamente bem gasta, mas está completa, isso já vale muito.
Esta é a minha máquina. Só de olhar já se nota esta parte Azul central. De onde veio este azul? Outra coisa, onde estão as laterais originais? Com as guias verdes e os triângulos transparentes com figuras?
É! Dá pra ver que vou ter que refazer umas coisas do zero.
Peças como as guias verdes são muito raras de encontrar.
Só as vi em uns 2 sites.
Outra peça mais rara ainda são as tampas dos Bumpers, esta máquina tem 3 bumpers e 2 deles já estavam com os encaixes quebrados e completamente brancos, sem tinta nenhuma. Tentei repinta-los, mas não é a mesma coisa. Vou ver se os encontro novos (ou velhos, hehehe).
Por fim ainda estou decidindo se volto a pintura original da máquina, ou se mantenho as cores branca e azul que estão nela.
Estas são as cores originais
Notoriamente diferente não é mesmo? Fora que... parece que o desenho está invertido! Ai! Mais uma! Hehehhe

Até a próxima!

3 comentários:

Alexandre Souza - PU2SEX 13 de junho de 2010 às 23:15  

Wurs, é **MUITO COMUM** desenhos invertidos em maquinas de pinball. Esses desenhos eram meramente decorativos, e feitos com um telao de silk-screen. As vezes eles eram invertidos. Isso é original de fabrica (como parece ser a sua maquina) e nao alguma caca feita por algum operador brasileiro.

Boa sorte na recuperação da sua maquina! Eu tive 11, mas cansei da brincadeira...

Wurs 14 de junho de 2010 às 20:25  

Nossa Alexandre! Esta foi dica quente. Valew!
Realmente estava achando bem estranho o desenho estar diferente dos que encontrei na Net, mas já que é normal, fico mais tranquilo.
De perto dá pra ver que ela já foi re-pintada, tem vários riscos e marcas. Depois vou lixar pra descobrir a cor que realmente está por baixo. Pois não encontrei nada a respeito deste padrão Branco/Azul/Amarelo.

Uau!!! 11? Caramba.
Acho que não vou tão longe, hehehe.
Se conseguir deixar esta a ponto de bala já vai estar ótimo!
Grande abraço Tabajara. E valew pelas dicas.

netSEMLIMITE 28 de abril de 2011 às 17:51  

Boas amigo. Encontrei seu blog por acaso em uma pesquisa de imagens, do seu off road. Desde garoto, acho que com 12 anos, montava e concertava pinballs. Abandonei a profissão com 30 anos de idade, há 4 anos e doei muito...muito equipamento e peças por ai.. .se tivesse chegado aqui antes, teria mta coisa pra te mandar pro pinball. Fica uma dica - -as borrachas são muito caras e, você pode substitui-las por borrachas usada em vedações em hidraulica. Casas especializadas tem inúmeras medidas e bitolas. As x, a borracha original custava 20 reais...eu ia em casas de vedações, e encontrava por 50 centavos. Abraços.

Sobre a Oficina

A Oficina foi especialmente criada para servir como canal de divulgação e incentivo a projetos "DIY". (Faça você mesmo!)
Aqui será registrado o andar de alguns trabalhos meus, espero que sejam úteis e possam instigar outras pessoas a também iniciar seus próprios projetos. Entretanto, ocasionalmente pode aparecer alguma coisa estranha aqui, fora do tema. Um devaneio ocasional...
Enfim... Nada mais normal

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008 EdiTed aNd MoDiFIed by Wurs

Back to TOP