Trabalhando com Engrenagens Fixas

4 de abril de 2010

Passei um bom tempo tentando acertar a caixa de redução de forma a melhor atender o projeto. Porém, quando as peças já estão fixas, sem possibilidade de mudança, complica um pouco. O fato de o eixo ser um pouco longo atrapalhou também uma parte. Depois de várias tentativas desisti de tentar contornar, não tinha como, não daria para colocar tração 4x4 com este sistema sem perder estabilidade.
O ideal é que o Motor ficasse colado no chassi para manter o CG baixo. Mas agora, para que o cardan passa-se de um lado a outro o motor deveria subir muito. Fora que complicava o controle das rodas pelos servos que estavam na frente.
Implementar o sistema 4x4 agora, com estas peças, daria tamanho trabalho que não valia à pena. Assim, aceitei a hipótese de ter um Buggy 4x2.
Este é a configuração que melhor encontrei para o projeto:
Com a idéia já rascunhada na mesa, fui calcular a distância entre cada engrenagem para que pudesse desenhar as furações da caixa de redução, assim as engrenagens irão encaixar sem problema.
Depois das bases feitas, passei para o desenho de mancais e o sistema de freio que agora não ficará mais no eixo da roda e sim na própria caixa de marchas.

1 comentários:

Francisco Teloken 8 de novembro de 2014 às 08:54  

Olá. Estive olhando os seus projetos e me interessei em talvez fazer algo do genero semelhante para um projeto de kart em minha universidade. Sou da Engenharia Eletrônica mas entendo um pouco desta área. Você teria os assemblers das do desenho que postasse em SolidWorks ou Inventor. Quais engrenagens você teve que mandar fazer e quais você comprou pronta. Obrigado pela atenção !

Sobre a Oficina

A Oficina foi especialmente criada para servir como canal de divulgação e incentivo a projetos "DIY". (Faça você mesmo!)
Aqui será registrado o andar de alguns trabalhos meus, espero que sejam úteis e possam instigar outras pessoas a também iniciar seus próprios projetos. Entretanto, ocasionalmente pode aparecer alguma coisa estranha aqui, fora do tema. Um devaneio ocasional...
Enfim... Nada mais normal

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008 EdiTed aNd MoDiFIed by Wurs

Back to TOP