Partida elétrica para a motosserra

16 de abril de 2010

Ficar pulando como um macaco e puxando uma cordinha para dar partida na moto-serra é coisa do passado. Depois de sofrer muito com este tipo de motor em meados de 2005 e 2006 resolvi desenvolver um sistema de partida elétrica para ele. Este sistema foi adaptado para um Robô de 54,4Kg e funcionou muito bem.
Tudo começou com a escolha do motor elétrico, ele deveria ser capaz de girar o eixo do motor 2T a aproximadamente 2000 RPM para que o motor "pega-se". Também deveria ter torque suficiente para vencer a etapa de compressão, que é a mais pesada do ciclo.
Depois de todos os parâmetros levantados, passamos para o projeto do mancal do motor elétrico e da polia de partida.

A polia possui um sistema de garras que ao ser acionada segura o volante do motor e o gira, assim que o motor pegar, o próprio motor força as garras a se recolher e o sistema desacopla.
Claro que o motor elétrico não desliga sozinho! É como a chave de um carro, quando pegar você tem que largar, aqui é o mesmo sistema mas a chave está no controle remoto.

Achei que como a polia iria trabalhar poucos segundos, não necessitava de um rolamento ou coisa parecida, só um pouco de graxa. Doce ilusão! Na primeira partida o pino dilatou e agarrou a polia de forma quase permanente. Deu muito trabalho tirá-la.
Assim resolvi colocar uma bucha de bronze. Refiz o teste e funcionou perfeito. Um pequeno detalhe que fez toda a diferença.
O sistema será adaptado como na foto acima, o motor de partida ficará onde antes era o tanque de gasolina da moto-serra que foi serrado fora. Desta forma é só ligar a parte elétrica do carrinho, dar um toque na chave de partida e sair correndo. Isso também é muito útil caso o motor morra de repente, ou se por algum erro o piloto deixar o motor morrer por falta de aceleração.

A parte elétrica deste sistema é relativamente simples, vamos usar uma chave elétrica acionada por rádio que acionará um relé que partirá o motor. Ao retirar o sinal da chave ela abre e desliga o relé.
Embora a Chave suporte a tensão do motor que é de 24V, ela não suportaria a corrente de partida e nem mesmo a de funcionamento do motor. Por este motivo teremos que usar um relé automotivo  para acionar o motor e suportar o pico de corrente da partida. Este relé ficará ligado a uma bateria maior, especial para a partida, e será acionado pela chave eletrônica que por sua vez obedece os comandos do rádio.
Eu particularmente gostei muito deste sistema, especialmente se o modelo morre quando está muito longe de você. Ficou muito prático.

8 comentários:

Unknown 30 de novembro de 2010 às 03:16  

Olá, Wurs.
Sou estudante de engenharia mecânica e integro uma equipe participante da Maratona Universitária da Eficiência Energética. Nos interessamos pelo seu dispositivo de partida elétrica. Gostaria de saber se é possível disponibilizar mais detalhes sobre o projeto, para que possamos adaptar algo em nosso motor. Se pudermos nos comunicar por email, para um contato mais efetivo, será ótimo. Desde já agradeço. Parabéns pelo blog.
Att,
André Gallo
gallo.agm@gmail.com

Wurs 30 de novembro de 2010 às 12:56  

Olá Andre.
Já entrei em contato. Abraço

Pedro Cruz 3 de abril de 2012 às 19:45  

Olá Wurs!
Estou espantado com os seus projectos!!
Gostaria que me podesse dizer onde voçê arranjou esse motor electrico ou de que máquina o retirou (berbequim, rebarbadora, etc), e como o ligou ao receptor?
onde está situado o relé automotivo?

Se puder entra em contacto comigo por favor.

Obrigado
Pedro
jpedcrv@gmail.com

Wurs 4 de abril de 2012 às 14:24  

Olá Pedro,

Muito obrigado pela visita ao blog e pelo contato.
Existem muitas fotos no blog que mostram melhor onde os componentes estão, etc... Vou lhe enviar alguns links pelos email.
Grande abraço
Wurs

Unknown 2 de agosto de 2015 às 13:22  

Olá Wurs, pretendo realizar um projeto, um veicolo sem fio e movido a combustível, pode me enviar detalhes do motor de arranque e do motor que está utilizado...contato fabianoback2010@hotmail.com
Desde já agradeço...

Anônimo 30 de dezembro de 2016 às 18:04  

ola wur,tudo bem?adorei seu projeto li tudo e queria saber qual o torque para o motor elétrico mais indicado pra vencer a etapa inicial de compressão??

Wurs 21 de março de 2017 às 17:03  

@Amyr Marassi, isso vai variar enormemente com o motor que você irá partir.
Recomendo que teste antes o motor á gasolina que quer adaptar e veja quanto de torque será necessário para passar a etapa de compressão. Com esta informação é possível definir o motor e a redução que será necessário aplicar para conseguir partir o sistema.
Abraços
Wurs

marubozu 15 de junho de 2017 às 14:58  

Queria adaptar uma lixadeira p dar partida em uma motosserra é possivel?

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