Projetando a Caixa de Marchas

23 de março de 2010

Com as engrenagens da CG 125 foi possível dar inicio ao trabalho, com desenhos e tudo, porém eu tinha poucas engrenagens, e não estava disposto a comprar outras ou fabricar sob medida. Fabricar sempre é o ideal, no projeto fica perfeito, legal. Mas com custo Zero isso é bem diferente, eu teria que usar peças compatíveis em maquinas existentes, ou o projeto não sairia do papel. Por isso, abandonei de vez a idéia da segunda marcha que eu ainda estava vacilante de aceitar. Melhor, fica mais simples e não piorar a complexidade do projeto nem o custo.

Assim idealizei o seguinte jogo de redução, com uma marcha à frente e uma ré.

Montei os itens sobre a mesa para ter uma idéia real de como ficaria. Isso ainda com a antiga moto-serra. O critico neste caso não era só o sistema de eixos, mas a transmissão de potência do mesmo para as engrenagens. Isso se daria pelo sistema de marchas, o eixo possibilitaria as engrenagens girarem livres sobre ele (Lá vem buchas (5 e 4) e uma caixa de óleo para complicar) no centro ficaria uma peça com garras (2) (comutador) que acionaria ora a Primeira marcha (1) ora a Marcha Ré (3), ou simplesmente ficaria no Neutro. Vide desenho abaixo. A engrenagem (6) seria responsável pela reversão do giro proporcionando a ré.

Este era um sistema funcional, porém de uma fabricação chata, pois necessitava de muitas peças usinadas. Eu sabia que a própria CG 125 tinha estas peças todas originais em sua caixa de câmbio. Seria mais fácil encontrá-las prontas, isso pouparia muito trabalho e gastos.
Mas por ora, vou manter assim para dar continuidade ao projeto. Assim que conseguir o jogo de engrenagens da CG mudo a caixa e o projeto das marchas.

0 comentários:

Sobre a Oficina

A Oficina foi especialmente criada para servir como canal de divulgação e incentivo a projetos "DIY". (Faça você mesmo!)
Aqui será registrado o andar de alguns trabalhos meus, espero que sejam úteis e possam instigar outras pessoas a também iniciar seus próprios projetos. Entretanto, ocasionalmente pode aparecer alguma coisa estranha aqui, fora do tema. Um devaneio ocasional...
Enfim... Nada mais normal

  © Free Blogger Templates Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008 EdiTed aNd MoDiFIed by Wurs

Back to TOP